Prefeitura de Caraguatatuba e comunidade pesqueira discutem melhorias para categoria

Melhorias e investimentos nos entrepostos, promover cursos e palestras para a comunidade pesqueira foram alguns dos temas discutidos entre representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semaap) e pescadores de Caraguatatuba na última quarta-feira (16), como parte da reunião mensal realizado ente o segmento.

Uma das propostas apresentadas é que ao lado dos espaços dos Entrepostos do Camaroeiro (Centro) e do Porto Novo (região Sul) sejam levadas feiras de agricultura familiar e artesanato como forma de agregar o produto, no caso, camarão e pescado.

Essa iniciativa já ocorre quando da realização do Festival do Camarão e Festa da Tainha, suspensas nos dois últimos anos por conta da pandemia da Covid. “Eles adoraram a ideia de ter sempre um dia de feira porque o movimento tende a melhorar quando há mais produtos e opções”, explica secretária da Smaap, Tatiana Scian.

Ela ainda complementa que essas ações estão previstas dentro do Plano Diretor de Turismo (PDTur), justamente para fomentar os dois setores. “Tão logo saíamos dessa pandemia, com certeza será aplicado, o que será bom para pescadores, agricultores, artesãos e turismo na nossa cidade”

Outro ponto debatido foi sobre a importância da participação em cursos e palestras ligadas ao setor. Conforme a secretária Tatiana, já há conversas com o Sebrae para oferecer cursos de empreendedorismo, marketing e vendas e controle de finanças. A Vigilância sanitária e o Procon da Prefeitura também devem ministrar palestras para agregar a venda dos produtos de pesca da categoria.

Por fim, também foi discutido o processo de elaboração do edital da concessão do Entreposto de Pesca do Porto Novo. O local possui uma associação e, diferente do que ocorreu no Entreposto do Camaroeiro, essa entidade ficará responsável pelos critérios de liberação dos boxes aos pescadores.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca pretende se reúne pelo menos uma vez por mês com a comunidade pesqueira e a Colônia dos Pescadores Z-8 com o objetivo estreitar as relações e o fortalecimento do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.