Ex-prefeito de cidade do interior piauiense, Felipe Santolia, é preso em Caraguatatuba

Foragido se apresentava como diretor de um aplicativo e usava o pseudônimo de “Xico Namastê”

O ex-prefeito do município de Esperantina, no norte do Piauí, Felipe Santolia, foi preso na noite desta quarta-feira (23), em Caraguatatuba. O indivíduo usava cabelos longos e barba, em um visual completamente diferente de como era conhecido quando ainda residia no Piauí. Também se utilizava de documentos falsos.

O indivíduo usava o nome falso de Xico Namastê e se apresentava como Diretor de uma empresa de tecnologia responsável por um aplicativo voltado ao seguimento empresarial.

Prefeito de Esperantina-PI entre 2005 e 2008, Felipe Santolia, ou Xico Namastê, como se apresentava no Litoral Norte, foi condenado pela Justiça do Piauí por desvios milionários de recursos do sistema de previdência municipal, quando ocupava o cargo, com pena de doze anos e três meses de prisão.

Sua prisão foi realizada pela Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE) da Polícia Civil de São Paulo, com apoio da Policia Civil do Piauí, em cumprimento ao mandado de prisão expedido pela justiça piauiense.

A empresa que Santolia administrava era responsável pelo aplicativo chamado Trilhas, que realizava buscas comerciais, chegou a ser divulgada nas redes sociais e foi matéria de veículos de comunicação regionais.

Após a prisão, a empresa emitiu uma nota onde declarava “que a Senhor.APP, responsável pela marca Trilhas, não é uma empresa de Santolia, ele era um dos colaboradores, portanto, nenhum dos demais funcionários tinham conhecimento de seu passado, nem de seu verdadeiro nome”.

A nota segue afirmando que “o Trilhas, bem como a Senhor.APP, é uma empresa séria, que preza pela transparência e pelo fomento da economia regional. Lamentamos profundamente o ocorrido, e, assim como nossos investidores e clientes, fomos surpreendidos pela revelação dos fatos”.