Prefeitura de Caraguatatuba retira 245 toneladas de resíduos no bairro Barranco Alto, região sul da cidade

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) de Caraguatatuba finalizou nesta quinta-feira (24/6), os serviços de limpeza, roçada e recolha de resíduos no bairro Barranco Alto. A equipe da Regional Sul esteve na região por cinco dias e 245 toneladas de material foram retirados das ruas.

Os resíduos recolhidos são restos de poda e roçada provenientes da limpeza pública e de descarte irregular, como resíduos de construção civil, madeiras, móveis velhos, lixo doméstico, entre outros, que são descartados irregularmente pelas vias.

Segundo a Sesep, a ação carregou sete caminhões, que transportaram o material para Área de Transbordo e Triagem (ATT), no bairro Barranco Alto.

A Prefeitura de Caraguatatuba ressalta que a prática do descarte irregular é crime, sujeita a multa. As denúncias podem ser feitas através do Canal 156. Se constatado, o proprietário do imóvel é notificado para retirada do material.

Em caso de não atendimento da notificação, o imóvel é autuado de acordo com a Lei 1.144/80 (Código de Posturas), nos artigos 158 a 161, podendo ser aplicada multa de 204 VRMs, equivalente a R$ 762,96. Em caso de flagrante, a multa é aplicada imediatamente.

A Prefeitura faz sua parte com a limpeza periódica e a implantação de locais apropriados para o descarte dos materiais, como os Ecopontos. Mas a participação da população é fundamental para manter a cidade limpa.

Outra iniciativa que a Prefeitura tem feito é a instalação de caçambas nos chamados ‘pontos viciados’ de descarte irregular, para tentar coibir a poluição nas ruas. Nesta semana, já foram instaladas na Rua Alta Tensão, no bairro Jardim Tarumãs. A ideia é que mais ruas recebam os equipamentos.