Projeto Aluno na Rede desenvolvido nas escolas municipais de Bertioga é referência para outras cidades

Bertioga recebeu na última terça-feira (22) a visita do vice-prefeito e da secretária de Educação do município de Pedreira. Os representantes da Cidade do interior de São Paulo acompanharam aulas nas Escolas Municipais José de Oliveira Santos, no Rio da Praia, e Hilda Strenger Ribeiro, Vista Linda, para conhecer o Projeto Aluno na Rede, desenvolvido em Bertioga com parceria do Google for Education.

O professor e técnico da Secretaria de Educação de Bertioga, Samuel Guedes, afirma que o Projeto é pioneiro na Baixada Santista e que outros municípios ao perceberem o sucesso do Projeto em Bertioga se sentiram atraídos para entender como funciona e quais os avanços na educação.

“É motivo de comemoração para Bertioga saber que a educação municipal serve de modelo para outros municípios, que buscam entender o funcionamento do Projeto Aluno na Rede, não só da parte técnica, mas também como exemplo de que é possível ensinar com o uso da tecnologia”, afirma.

Aluno na Rede

O projeto destinado aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de Bertioga é realizado em parceria com a Prefeitura e o Google for Education com objetivo de levar inovação e tecnologia às escolas municipais. O programa foi lançado em fevereiro de 2020. Com o retorno das atividades presenciais nas unidades escolares, cerca de 5.500 alunos estão usando os novos equipamentos.

Cada escola conta com laboratório móvel, dezenas de chromebooks, projetor, caixa de som e outros equipamentos multimídia. Os aparelhos possuem touchscreen (tela sensível ao toque), são mais resistentes ao manuseio dos alunos e já vêm com sistemas de segurança antivírus instalados.