Coleta Seletiva em Caraguatatuba proporciona geração de renda para 25 famílias da cidade

No mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Caraguatatuba destaca mais um projeto essencial ao município, o serviço da Coleta Seletiva. Além de preservar o meio ambiente, também beneficia 25 famílias, através da geração de renda.

A Coleta Seletiva é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), e todo mês reaproveita 80 toneladas de material que são encaminhados às duas cooperativas licenciadas com a Prefeitura, instaladas nos bairros Pegorelli e Ponte Seca.

A secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, destaca que a Coleta Seletiva, principalmente, neste momento de pandemia, se torna mais que essencial às famílias, pois é a única fonte de renda dos cooperados.

“É necessário que toda população faça sua parte com a reciclagem dos materiais dentro de casa, que é um ato de solidariedade ao próximo e ao meio ambiente. Não tem custo e o único trabalho é separar os recicláveis (plástico, papel, vidro) dos resíduos orgânicos (restos de alimentos) e colocar na porta de casa no dia programado”, reforça a secretária.

A Coleta Seletiva possibilita, diariamente, o serviço de recolha na porta da sua casa, conforme a programação de cada bairro. Confira o dia certo para sua região: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.

Adote esta prática em sua casa. Separe os materiais recicláveis do lixo orgânico. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Lave as embalagens e seque antes de depositar nos coletores, assim evitará a atração de insetos. Evite deixar a coleta seletiva em sacos iguais aos da coleta municipal. Dê preferência para caixas de papelão.

Caso o caminhão da Coleta não passe na sua casa, faça o pedido pelo Canal 156 ou tenha mais informações na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, no telefone: 3897-2530.