Ciapi promove live sobre Prevenção de Quedas entre idosos

A queda é um evento bastante comum e devastador entre pessoas idosas. Segundo dados do Ministério da Saúde, dentre as complicações mais graves estão fraturas, principalmente de fêmur, e traumatismo craniano e até mesmo morte, em consequência do tombo.

Pensando nisso, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) promove nessa terça-feira (29), às 9h, livePrevenção de Quedas Principais causas de quedas entre idosos” com a psicóloga Isabella Gobetti e o fisioterapeuta Marcelo Barbosa.

Entre os motivos mais comuns das quedas estão os físicos como: distúrbios de marcha, vertigem, confusão mental, fraqueza muscular dos membros inferiores, osteoporose, artrose nos joelhos e quadril, diminuição da visão, entre outros.

Também fatores ambientais, pois todos os lugares de uma casa (sala, quarto, banheiro, cozinha, área de serviço) podem ser armadilhas e comprometer a circulação segura do idoso como: tapete, varal, tamanho de pias, maçanetas, altura de armários, pisos escorregadios ou desnivelados, móveis em locais de passagem, ambientes mal iluminados, etc.

Para combater as causas físicas relativas às quedas são recomendados exercícios para fortalecer a musculatura; o equilíbrio; ingestão de suplementos orais de vitamina D e cálcio para mulheres saudáveis na pós-terapia de reposição hormonal e bifosfonatos, de acordo com recomendação médica; exposição à luz solar; caminhadas e dieta específica orientada por nutricionista.

Quanto ao ambiente, simples cuidados e adaptações podem diminuir o risco de acidentes dentro de casa como: modificações na organização dos móveis para não obstruírem a passagem; móveis com quinas arredondadas; aumentos da iluminação nos cômodos; colocação de pisos antiderrapantes; barras de apoio, banquinhos ou cadeiras no box para o banho; barras ao lado ou na frente do vaso sanitário, substituição de escadas por rampas ou elevadores; armários e bancadas com altura adaptada; telefone e campainha ao lado da cama; quando necessário, usar andador ou bengala; entre outras medidas.

Para participar das lives basta acessar o aplicativo Zoom, com o link: https://us04web.zoom.us/j/75638891761 O ID da reunião é: 756 3889 1761 e a senha de acesso: ciapi.