Governo de São Paulo autoriza implantação de novo Poupatempo na Região de São José dos Campos

Futuro posto de Ubatuba poderá realizar cerca de 160 atendimentos por dia
 

O Governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (28) a ampliação do programa Poupatempo para mais 20 cidades do Estado. Entre os municípios beneficiados, Ubatuba, na região de São José dos Campos, com 91 mil habitantes. 

As outras unidades serão em Batatais, Cajamar, Capivari, Ibiúna, Itupeva, Mairiporã, Mirassol, Novo Horizonte, Orlândia, Paraguaçu Paulista, Pederneiras, Pitangueiras, Presidente Venceslau, Poá, Promissão, São Joaquim da Barra, Vargem Grande do Sul, Várzea Paulista e Vinhedo. Juntas, as cidades que receberão as novas unidades do Poupatempo possuem 365 mil habitantes.  

O futuro posto de Ubatuba, que poderá realizar diariamente cerca de 160 atendimentos, faz parte do plano de expansão do Poupatempo, anunciado em agosto de 2020 pelo governo paulista. Até o momento, 50 novas unidades já foram autorizadas.

“Com os anúncios de hoje, o Poupatempo já está autorizado a chegar em mais 70 cidades, oferecendo comodidade e segurança à população, que poderá contar com atendimento de excelência em um só lugar”, afirma André Arruda, presidente da Prodesp. 

As implantações serão feitas em parceria com as prefeituras e contarão com estrutura moderna e tecnológica, por meio do sistema Balcão Único, em que atendentes multitarefa são treinados para realizar diversos serviços, incluindo os municipais. O modelo já foi testado e aprovado pela população nos postos de Aguaí, Lençóis Paulista, Jales e Salto, escolhidos para o projeto piloto. 

“O atendimento integrado entre Poupatempo e Detran.SP já está em operação nos postos da Alesp, Franco da Rocha, Hortolândia, Piquete, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra e Sumaré e tem funcionado de maneira bastante satisfatória, o que nos faz trabalhar para expandir cada vez mais o número de postos pelo Estado”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp. 

Além dos serviços do Detran.SP, as novas unidades também irão oferecer os do Instituto de Identificação (IIRGD), Ministério Público, da Secretaria Estadual da Educação e das prefeituras.  

“O novo modelo de Poupatempo é mais enxuto, eficiente e com grande capilaridade, graças à integração com o Detran. A grande novidade é a inclusão dos serviços municipais, aumentando a oferta. É um Poupatempo de caráter municipalista, que é a grande marca da gestão João Doria”, afirmou Neto Mascellani, Diretor-Presidente do Detran.SP. 

Serviços digitais 

Atualmente, cerca de 80% dos atendimentos do Poupatempo são por meio das plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados, estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, as funcionalidades da vacinação contra a Covid-19, além da emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, entre outros. Tudo feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento. 

Programa Poupatempo 

Administrado pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado – o Programa Poupatempo, possui 23 anos de existência e já beneficiou mais de 607 milhões de cidadãos. 

Com o início da pandemia, em março do ano passado, o programa acelerou o processo de digitalização dos serviços digitais, para melhor atender a população. Atualmente, são 137 opções no portal – www.poupatempo.sp.gov.br -, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim deste ano, o objetivo é chegar a 180 serviços digitais, e a mais de 240 em 2022.