Viveiro Municipal de Caraguatatuba conta com mais de 5 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica

Caraguatatuba possui um espaço utilizado para o enriquecimento florestal de áreas degradadas, em projetos de arborização urbana, educação ambiental e de recomposição de matas ciliares, o Viveiro Municipal. O local abriga mais de 5 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

No Viveiro podem ser encontradas espécies como Ipê Amarelo, Araçá, Embaúba, Uvaia, Ipê Roxo, Aroeira, Juçara, Manacá, Butiá, Jerivá, Ingá, Grumixama, Pitanga, entre outras.

O espaço conta com um prédio de aproximadamente 400 m², que possui duas salas, com capacidade para 50 pessoas, onde recebe visitas de instituições de ensino para enriquecer a educação ambiental nas escolas.

Por conta da pandemia da Covid-19, as atividades presenciais estão suspensas e o espaço está passando por uma reforma em toda sua estrutura para, assim que possível, as visitas sejam retomadas e com novas atividades.

As mudas de espécies nativas da Mata Atlântica são entregues pelos munícipes ou empresas à Prefeitura, provenientes de autorizações de supressão de árvores, como compensação ambiental.

Quer conhecer o Viveiro Municipal? Agende uma visita na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca através do telefone (12) 3897-2530 ou pelo email meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br. O Viveiro está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 2.500 – Jardim Itaúna.