Educação de Caraguatatuba tem onze escolas participando da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou na última terça-feira (29), a aplicação das provas da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). São onze unidades escolares representando a rede municipal, que participam com alunos do ensino fundamental II (6º a 9º ano).

Este ano, devido a pandemia, o período de aplicação das provas foi estendido e acontecerá até dia 03 de agosto.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Educação. Além de estimular o estudo da matemática no país, a competição visa identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Nesta 1ª fase da competição é aplicada uma prova objetiva, composta de 20 (vinte) questões. A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP. Após o envio dos cartões-resposta, a organização do evento divulgará no dia 09 de setembro a relação de classificados para a 2ª fase, prevista para acontecer no início do mês de novembro.

A Secretária de Educação, Márcia Paiva, comenta sobre a importância da participação na olimpíada: “A OBMEP estimula o estudo da matemática e identifica talentos na área, além de incentivar o aperfeiçoamento dos nossos professores, contribuindo para a sua valorização profissional”, disse.

Em sua última edição, realizada em 2019, quarenta alunos da rede municipal de Caraguatatuba foram premiados entre menções honrosas e medalhas de prata e bronze.