Hospital Mário Covas de Ilhabela comemora 19 anos de funcionamento

Inaugurado em 2002, o Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior (HMC) comemora 19 anos de funcionamento nesta sexta-feira, 2 de julho.

Desde o início de suas atividades, a parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela foi imprescindível, pois a entidade antes era a única prestadora de assistência de urgência e emergência no município e teve sua estrutura de atendimento desativada. 

Em 2012, em parceria com o Hospital Samaritano e o CEALAG, a missão do hospital se consolidou em: “Prestar assistência em saúde, zelando pelo bem estar de todos com compromisso, dignidade e qualidade”, sendo o acolhimento, qualidade, comprometimento, ética, criatividade, humanização, profissionalismo e valorização, seus principais valores.

Já em 2016, o hospital ficou conhecido regionalmente pelo modelo: maternidade humanizada, após ser ampliado no mesmo ano com a instalação da banheira no quarto de pré e pós parto, para alívio da dor como método não farmacológico.

Com produção própria de oxigênio medicinal ampliada em 2021, chegando a três usinas com pureza de 95%. O enfrentamento da pandemia também ganhou o reforço, em 19 de janeiro com a equipe volante de Monitoramento de Oximetria Domiciliar, a qual permitindo intervenção baseada em evidências clínicas, com intuito de prestar atendimento exclusivo e personalizado. Iniciativa que posteriormente, passou a ser recomendada pela Organização Mundial de Saúde – OMS como diretriz revisada de manejo clínico. No primeiro quadrimestre foram monitorados uma média de 20 pacientes por dia.

O trabalho do HMC inspirou o artista ilhéu, Boris Arts que homenageou o local com pintura realista no muro da instituição que se tornou um símbolo na luta pela vida.

“Com um olhar sempre técnico sem deixar de ser acolhedor, Ilhabela tem um Hospital Único. No momento em que o SUS tem sido testado pela pandemia em seus limites, a atuação de nossa equipe na gestão do cuidado tem permitido que alcancemos indicadores de qualidade incríveis, cuidando das pessoas que são o amor de alguém” ressaltou Henrique Simões, Especialista em Gestão do SUS e Diretor Administrativo do Hospital Mário Covas.

De acordo com a enfermeira obstetra Mara Celi Reis, Gerente de Enfermagem do HMC, nas internações hospitalares, a qualidade da equipe tem se demonstrado com a gradual redução do tempo de permanência. “De janeiro a abril houve a redução de 5,72 para 4,81 no tempo em que o paciente fica internado, reduzindo a possibilidade de infecções hospitalares e outros agravos, fruto da atuação resolutiva da equipe multiprofissional”, ressaltou.

“Mesmo com a pandemia continuamos atuando com segurança e baseados na ciência médica consolidada, inclusive com intervenções cirúrgicas possíveis pelo planejamento estratégico e competência de nossa equipe médica e multiprofissional”, afirmou Dra. Daniela Santos Medeiros da Silva, Anestesiologista e Diretora Técnica do HMC.