Ubatuba encaminha projeto de plano macrodrenagem de áreas críticas ao Fehidro

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Meio Ambiente, elaborou um projeto para solicitar financiamento ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) 2021.  A iniciativa visa viabilizar um plano de macrodrenagem de áreas sujeitas a inundações /alagamentos e em áreas críticas do município.

A proposta foi aprovada pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) durante reunião ordinária do órgão na última sexta-feira, 25, e terá encaminhamento definitivo para integrar o plano de ação referente ao quadriênio 2020-2023. De acordo com o Comitê, há prioridades em várias áreas, de contenção de inundações, esgotamento sanitário a estações meteorológicas, voltadas para toda a região.

Após a indicação, a proposta ainda passa pela avaliação do agente técnico do Estado, que é o responsável por aprovar ou reprovar a proposta e acompanhar sua execução técnica.

Mais sobre o projeto

O tema do projeto foi definido diante da necessidade de ações para minimizar a probabilidade de ocorrência de enchentes e inundações em Ubatuba, principalmente nas áreas mais urbanizadas e mais críticas da cidade, abrangendo os bairros que tem grande histórico de inundações, destacando o Perequê-Açú, Taquaral, Sumidouro, Praia Grande, Sesmarias, Lagoinha, Maranduba, Sertão do Araribá, Sertão da Quina, Itaguá, uma vez que a drenagem natural desses bairros converge para o leito do referido curso d’água.

“A presente proposta vem ao encontro do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gestão de resíduos sólidos, disposto na Lei Municipal n° 3735, de 08 de janeiro de 2014”, reforçou o diretor de Planejamento Ambiental, Guilherme Penteado Adolpho.