Caraguatatuba tem 50,7% do público alvo vacinado contra gripe; campanha se encerra na próxima semana

O prazo para se imunizar contra a gripe termina na próxima semana e Caraguatatuba ainda não alcançou a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde. A campanha foi iniciada em abril e se encerrada no dia 9 de julho.

A meta do município é vacinar 49.789 pessoas que pertencem aos grupos prioritários da campanha. Segundo a Secretaria de Saúde, apenas 50,7% delas se vacinaram. No total, 25.265 receberam o imunizante.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento receberam a vacina: 6.071 crianças (61,4%); 2.156 profissionais de Saúde (48,9%); 556 gestantes (46,5%); 91 puérperas (43,1%); 12.777 idosos (61,5%); 994 profissionais da Educação (63,2%) e 2.514 pessoas com comorbidades (41,9%).

Também foram vacinados os trabalhadores do transporte coletivo, funcionários do sistema prisional, profissionais de forças de salvamento e segurança, além da população privada de liberdade.

Quem ainda não se vacinou e pertence ao público alvo da campanha deve comparecer um posto de saúde para receber a dose do imunizante contra a gripe o quanto antes.

A vacina contra a gripe está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com exceção da unidade do Tabatinga, das 13h30 às 15h30.

Quem pode se vacinar contra a gripe?

  • Pessoas com comorbidades e com deficiência (acima de seis anos), caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de salvamento e segurança, forças armadas e funcionários do sistema prisional;
  • Idosos (acima de 60 anos), crianças (maiores de seis meses a menores de seis anos), gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (com até 45 dias pós-parto), profissionais e trabalhadores da saúde e educação (rede pública e privada).

As pessoas que receberam a vacina da covid-19 devem aguardar o período de 15 dias para receber o imunizante contra a gripe. A Secretaria de Saúde do Estado contraindica a aplicação