Prefeitura de Ilhabela comemora 19 anos do Hospital Mário Covas

O Hospital Mário Covas completou 19 anos de funcionamento nesta sexta-feira (2/7) e um ato ecumênico marcou a solenidade de aniversário, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, do ex-prefeito Manoel Marcos, secretários municipais e vereadores.

O Padre Eduardo Toledo (Paróquia Nossa Senhora Aparecida) e os pastores Adelvandes Ferreira de Barros (presidente do COMEI – Conselho de Ministros Evangélicos de Ilhabela) e Arnaldo Hugo (Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo) realizaram o ato ecumênico em prol dos profissionais de saúde e pelos pacientes atendidos na unidade hospitalar.

“Iniciamos o processo de gestão este ano destacando que não temos um hospital e sim um hospital único e um hospital do SUS, que atende em gratuidade, alcançando tanto o pobre, quanto o rico, morador ou veranista, em todos os momentos cuidando do querido na vida de alguém. Vivemos um momento de pandemia difícil, onde as equipes de Saúde estão se esforçando e se desdobrando incansavelmente para realizar os atendimentos, por isso é muito importante para a gente celebrar. Agradeço a todos os nossos colaboradores pelo desempenho, tanto os efetivos da Prefeitura, quanto os que são da conveniada Santa Casa”, destaca Henrique Simões, diretor administrativo do Hospital Mário Covas.     

Já o vereador Edilson César destacou o trabalho na unidade. “Precisamos destacar quantas vidas já nasceram e foram salvas aqui. Me lembro quando meu filho nasceu neste hospital, foi uma emoção tamanha, agradeço aos que estão e aos que passaram por aqui. Peço a Deus que lhes deem forças para continuar prestando este serviço que é de excelência”, comenta.

O ex-prefeito Manoel Marcos relembrou o tempo que era prefeito e destacou a dificuldade que ele e o atual prefeito tiveram para inaugurar o hospital. “Antigamente não tínhamos o direito de um caiçara sequer nascer aqui. Ao lado do atual prefeito, que na época era secretário de Saúde, ouvi ele afirmando que iríamos inaugurar este hospital. Eu como confiava nos meus secretários, acreditei. Então, juntos lutamos para conseguir esta grande conquista para nós caiçaras. Finalizo dizendo que o maior dinheiro investido nesta cidade foi investido no hospital”, finaliza.

Lúcia Reale, secretária de Saúde de Ilhabela, destacou que cada funcionário presente é uma parte do hospital. “Fico muito feliz e orgulhosa em ver todos aqui, todos nós somos uma parte deste hospital, cada um tem um papel fundamental para esta história, então finalizo parabenizando a todos que somos uma extensão deste hospital”.

Em seguida, o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, relembrou as emoções que viveu no tempo em que trabalhou como secretário de Saúde.

“Na época que iniciamos o projeto de construção do hospital fomos a Brasília atrás de recursos para comprar todo equipamento e logo montamos o hospital. Em seguida, na inauguração, o governador em exercício veio e trouxe o seu vice, que entrou pelas portas do hospital perguntando: quem é o responsável pela criação deste elefante branco? Eu logo respondi que foi o Mário Covas (recebe o nome do hospital) que deu o primeiro dinheiro, ou seja, ele criou o elefante, nós colocamos a tromba, orelhas…Conto essa história para mostrar como conseguimos colocar para funcionar um dos hospitais que hoje é referência para a região. Só tenho a agradecer a todos que ajudaram a construir esse hospital, aos ex-prefeitos Manoel Marcos e Nilce Signorini e a todos os funcionários que se dedicam diariamente para salvar vidas”, finaliza.

Na cerimônia também estiveram presentes o vice-prefeito João Pedro, Alberto Orro, presidente do Conselho Municipal de Saúde, a secretária adjunta de Saúde, Maria Aparecida Piedade, o secretário de Cultura, Marquinhos Guti, a secretária de Desenvolvimento Social, Nanci Zanato, a secretária de Educação, Lídia Sarmento, o secretário Executivo da Fundaci, Jefferson de Jesus, os vereadores Alessandro Carvalho, Edilson Cesar, Ezequiel Alves e Felipe Gomes, além dos funcionários do hospital.