Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC) estimula ações pedagógicas na rede municipal de ensino

Foi dada a largada para a 11ª edição da Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC). O evento faz parte do calendário escolar do município e acontece em todas as unidades da rede, sendo concluído no mês de setembro. Devido às restrições impostas pela pandemia, a exposição dos trabalhos acontecerá internamente (restrita ao público de cada escola), e virtualmente, nas páginas das redes sociais das unidades.

No início deste ano letivo, com a ajuda dos professores, três autores foram escolhidos para serem os homenageados desta edição. São eles: Mariana Massarani, premiada ilustradora e autora que terá suas obras trabalhadas no segmento Educação Infantil; Flavio de Souza, roteirista, tradutor, desenhista, ator, diretor e autor de diversos livros infantis. Criou e produziu roteiros de séries televisivas, como Mundo da lua e Castelo Rá-Tim-Bum. Suas obras serão desenvolvidas com os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano); e nas etapas Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA), serão abordadas as obras do novelista, escritor, jornalista, dramaturgo e autor de telenovelas, Walcyr Carrasco.

FLIC e o desenvolvimento de ações pedagógicas

A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação infantil. Pensando nisso, o Centro de Educação Infantil (CEI) Adriana Cassiano, localizado no bairro Perequê Mirim, criou uma área lúdica externa, voltada para contação de histórias. Decorada com recursos pedagógicos relacionados ao tema da 11ª FLIC, o espaço contém livros, móbiles, fotos de edições anteriores da feira, além de uma linha do tempo da FLIC e a biografia da autora homenageada deste ano.

O espaço foi criado para que os professores possam desenvolver o trabalho pedagógico nas atividades presenciais e nas remotas.

Cada turma elegeu um título a ser trabalhado e exposto no final da FLIC, porém todos os alunos estão tendo contato com várias histórias da autora.

A diretora da unidade, Débora Gil, comentou que aos poucos os alunos estão se familiarizando com os textos da autora Mariana Massarani, e depois poderão concluir o trabalho com releituras e atividades artísticas.

O CEI ADI Adriana Aparecida Cassiano foi inaugurado em 2018 pelo Prefeito Aguilar Junior. Atualmente, atende 395 crianças, com salas de Berçário I e II e Maternal I e II.

O local conta com uma área construída de 3,7 mil m², distribuídos entre setores de almoxarifado, área de amamentação, brinquedoteca, coordenação pedagógica, copa e cozinha, despensa, depósito, diretoria, fraldários, lactário, lavanderia, parquinho infantil, pátio coberto, refeitórios, sala de professores, sanitários, secretaria, solários, vestiários, entre outros setores. O investimento na unidade foi de R$5,4 milhões.