Conheça a história dos dois viadutos abandonados na Serra do Mar em São Sebastião

Viadutos abandonados na Serra do Mar têm 100 e 360 metros de extensão e cerca de 29 metros de altura e faziam parte do projeto Rio-Cubatão que virou a rodovia Rio-Santos

Dois viadutos abandonados, após a paralisação de uma obra na década de 70 na Serra do Mar, no litoral norte de São Paulo, chamam atenção em meio à mata densa e nativa. Os viadutos têm 100 e 360 metros de extensão, respectivamente, e fariam parte do projeto da rodovia Rio-Cubatão, que mais tarde se transformou na rodovia Rio-Santos (BR-101).

Viadutos abandonados na Serra do Mar, antiga Rodovia Rio Santos. São Sebastiião/Caraguatatuba

O projeto da antiga Rio-Santos

O projeto que resultou na construção dos viadutos, feito pelo extinto Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (Dner), ligaria Santa Cruz, no Rio de Janeiro a Ubatuba, passando por Caraguatatuba e São Sebastião, até chegar em Cubatão, na Baixada Santista (SP).

As obras foram contratadas pelo governo do Estado de São Paulo em 1974 e o prazo para conclusão era de aproximadamente dois anos. Nilson Franco Martins, um dos técnicos Dner na época, acompanhou a elaboração do traçado da Rio-Cubatão e diz que era um grande projeto, principalmente para a época.

“A Rio-Santos teve [no passado] sua importância estratégica equiparada à da Transamazônica, pois levava desenvolvimento socioeconômico às regiões por ela atravessadas, interligando áreas localizadas no Sul Fluminense, Litoral Norte Paulista e a Baixada Santista, que sofriam precariedade de acessos; restritos às ligações entre a Via Dutra e as cidades litorâneas”, explicou. Nilson trabalhou no Departamento Nacional de Insfraestrutura de Transportes (Dnit), que substituiu o Dner.

Viadutos abandonados na Serra do Mar, antiga Rodovia Rio Santos. São Sebastiião/Caraguatatuba

A Crise do Petróleo na década de 70

A crise do petróleo e a mudança na política de transportes do Governo Federal, na década de 1970 a 1980, fizeram com que a segunda etapa da BR-101 sofresse alterações. Essas alterações incluiram a desistência da construção dos lotes que interligariam a baixada do Rio Juqueriquerê, próximo ao Porto Novo em Caraguatatuba à Praia do Camburi, em São Sebastião – essa ligação incluiria os trechos onde estão os viadutos.

“O preço do barril de petróleo [uma das matérias primas da obra] subiu inesperadamente, quase três vezes o valor, comprometendo os investimentos federais”, explicou Martins. Como a obra já havia sido iniciada, os dois viadutos que estavam sendo construídos na chamada Serra do Juqueriquerê foram abandonados.

Como o projeto não foi concluído, na época o governo fez um novo projeto mais modesto, optando por interligar apenas os trecho já construídos da Rio-Santos, margeando o litoral. A preços de agosto de 1987 foram gastos US$ 59,6 milhões, correspondente a 53% da obra prevista, de um valor contratual de US$ 112,6 milhões. Hoje, infelizmente os viadutos abandonados. ainda fazem parte da paisagem da Serra do Mar.