Bertioga reestrutura sua Central de Monitoramento para oferecer mais segurança à população

O Centro Operacional de Imagens de Bertioga (COIBE) foi reestruturado para ampliar os serviços. A central de emergência 153, da GCM (Guarda Civil Municipal) agora está integrada ao COIBE e contará com apoio dos departamentos de Trânsito e Operações Ambientais (DOA), Polícia Militar e Delegacia Civil, garantindo mais agilidade e eficiência nos atendimentos.

O atendimento centralizado no 153 fará a distribuição das denúncias para os agentes de segurança que estiverem em plantão nas ruas e viaturas. O COIBE também fará o controle em tempo real do transporte público e de todas as viaturas de segurança do Município.

Antes da reestruturação, o plantão no COIBE era realizado por GCMs, agora, o equipamento também conta com acentos para Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros, que poderão compor a central de monitoramento.

O COIBE possui aproximadamente 70 câmeras de monitoramento espalhadas pela Cidade, 500 câmaras instaladas nas unidades de ensino, saúde e nas Vilas do Bem e 50 câmeras de vídeo OCR (que fazem leitura de placas de veículos), cujas imagens serão disponibilizadas para Polícia Militar através do sistema “Detecta”.

O Detecta é uma tecnologia firmada em convênio com a secretaria Estadual de Segurança Pública, que integra a base de dados criminal do Estado ao COIBE, com objetivo principal de detectar placas de veículos que foram usados em crimes em qualquer lugar do Estado. Ao passar pelas câmeras, o “Detecta” será acionado automaticamente, auxiliando o trabalho da Polícia e trazendo mais segurança para a população bertioguense.

COIBE

Inaugurado em 2018, o COIBE monitora pontos estratégicos de Bertioga, como as principais avenidas e as entradas e acessos pela Rodovia Rio-Santos. Os equipamentos de resolução HDTV têm capacidade de movimentação horizontal de 360 graus e vertical de 180 graus, zoom de 32 vezes e captam imagens nítidas, ajustando-se à iluminação do ambiente.

As câmeras podem se posicionar automaticamente ou a partir de comandos dos operadores do COIBE. As imagens de até são exibidas simultaneamente em tempo real, nos monitores de LED de 55 polegadas, identificando localização, data e hora de cada câmera. As filmagens ficam armazenadas por 30 dias em servidor remoto e em formato DVD por até cinco anos.