Papa-Pilhas: projeto em Caraguatatuba incentiva o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos

A conscientização dos estudantes quanto à preservação ambiental é trabalhada constantemente em diversas ações nas escolas municipais de Caraguatatuba. Com o objetivo de formar cidadãos mais comprometidos em cuidar do planeta, a Secretaria de Educação, através do Setor de Projetos, desenvolveu uma ação que foi além da sala de aula e envolve toda a comunidade escolar: o projeto Papa-Pilhas.

A iniciativa tem como objetivo minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos como pilhas e baterias, incentivando alunos, famílias e comunidade escolar a dar o destino adequado a esses materiais, que iriam para o lixo comum.

Coletores identificados como “Papa-Pilhas” foram distribuídos nas unidades escolares participantes do projeto, e os temas Sustentabilidade e Gestão de Resíduos Eletrônicos, foram abordados com os alunos durante as ações do mês do Meio Ambiente, realizado em junho.

O projeto conta com parceria Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que, com o caminhão da Coleta Seletiva, realiza o recolhimento desses materiais e dá a destinação correta. Ao serem encaminhadas para reciclagem, as pilhas e baterias têm seus componentes separados, para serem usadas na fabricação de tintas, cerâmica, vidro, dentre outros.

Além das quarenta e oito unidades escolares que aderiram ao projeto Papa-Pilhas, a população pode realizar o descarte desse tipo de material nas unidades dos Ecopontos, que ainda recebem lixo eletrônico (televisores, computadores, DVDs, rádios, aparelhos celulares, etc.).

Regulamentação e Reciclagem

No Brasil, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) regulamenta o descarte desses materiais que não devem ser depositadas no lixo doméstico, por conter substâncias tóxicas, como mercúrio, cádmio, chumbo, zinco-manganês e acalmo-manganês.

Caraguatatuba dispõe de áreas públicas licenciadas para transbordo e triagem de pequeno porte, chamados de Ecopontos, que fazem parte do Plano de Resíduos Sólidos desenvolvido pela Prefeitura de Municipal.

Serviço em Caraguatatuba:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais, s/n.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e a Avenida Três.

Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, e aos domingos das 8h30 às 14h. Eles fecham para almoço das 12h às 13h.