Ubatuba realiza inscrições para castração gratuita de cães ou gatos

A Vigilância em Saúde de Ubatuba informa que moradores da região Oeste de Ubatuba que tenham cães ou gatos a castrar podem efetuar cadastro para realizar o procedimento no castramóvel.

O veículo continua instalado no bairro do Ipiranguinha, ao lado de escola Mário Covas. A região Oeste compreende a área que vai do Pé da Serra ao bairro Mato Dentro.

Para fazer a inscrição, é preciso ter em mãos o RG e CPF do tutor do animal, número do telefone e endereço completo, bem como informações sobre o animal: se é cão ou gato, cor, idade, se é macho ou fêmea, peso aproximado. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 3832-6810 ou 3833-4563.

Quem tem benefício social tem prioridade na castração. Para isso, é importante também anexar cópia do NIS ou cartão do CadÚnico para comprovar o benefício.

A Vigilância em Saúde ressalta que o trabalho feito é gratuito. Nenhuma taxa ou contribuição é exigida dos munícipes já que se trata de uma política pública que visa a prevenção em saúde com o controle de zoonoses.

O tutor do animal é o responsável por levar e buscar o animal no castramóvel bem como garantir que as orientações pré cirúrgicas sejam cumpridas.

Para os residentes nas demais regiões que também desejam castrar seus animais de estimação por meio de clínicas conveniadas, a Vigilância em Saúde continua a receber as inscrições. Devido à pandemia de Covid-19, o cadastro é feito apenas pelo e-mail castracao.ubatuba@gmail.com.