Praiamar: Em três meses, Caraguatatuba amplia linhas, descongela benefícios para funcionários e lança aplicativo de rastreio

A intervenção na empresa Praiamar Transportes completa três meses, nesta semana, com saldo positivo de ações. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, efetuou mudanças e aprimoramentos das linhas, descongelou em parceria com o sindicato os benefícios dos funcionários estagnados desde 2018 e prepara o lançamento do Cittamobi, aplicativo de rastreio de ônibus.

As viagens aumentaram em cerca de 9 mil por mês, de acordo com balanço feito pela empresa. Um dos motivos do crescimento foi o aumento para 45 ônibus nas ruas, possibilitando o aprimoramento das linhas, mudanças de horários e mais ofertas para os passageiros.

O departamento de transporte público da secretaria de Mobilidade já implementou inúmeras mudanças nas principais linhas que atendem Caraguatatuba. As linhas de ônibus da região norte que já receberam mudanças e melhorias no serviço foram Tabatinga, Massaguaçu, Getuba e bairros adjacentes.

Já na região sul houve uma readequação do quadro de horários das linhas e melhoramento do atendimento nas regiões onde atendimento era mínimo ou até não existia. Os bairros desta região que receberam melhorias foram Travessão, Barranco Alto, Caraguá II, Jaraguá, Perequê Mirim, Vapapesca, Porto Novo, Colônias, Tinga, Gaivotas, Olaria, Golfihos, Morro do Algodão, Pontal Santamarina, Pegorelli e Tarumãs.

Para o próximo mês as equipes estão preparando as adequações das linhas que atendem a região central da cidade.

Na próxima semana ficará disponível para a população o aplicativo de rastreio de ônibus, o Cittamobi. O novo serviço oferece ao usuário do transporte público a possibilidade de localizar exatamente em qual trecho do município o ônibus de sua linha se encontra, informando o momento correto que passará no ponto desejado.

Reajuste Salarial

A Praiamar e o Sindicato da categoria entraram em acordo, nas últimas semanas, para reajuste salarial, VR e banco de horas dos funcionários da Praiamar. A categoria estava com seus benefícios congelados desde 2018.

Durante a intervenção, a Praiamar e o Sindicato se aproximaram, possibilitando os acordos de reajuste, que foram selados após duas assembleias com participação de Francisco Israel e Everson Silva Albuquerque, presidente e assessor da diretoria do Sindicato, respectivamente.

A reunião contou ainda com José Ronaldo, interventor da Praiamar; Marcel Luiz Giorgeti, secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão de Caraguatatuba e funcionários da empresa.

O acordo coletivo de trabalho é referente ao período de 01/05/2021 a 30/04/2022, tendo sido alterada a data base da categoria, passando de novembro para o mês de maio.

 Sobre o reajuste salarial, o mesmo será no percentual de 6,7%, sendo 2,55% da inflação do período medido pelo INPC/IBGE referente à data base 2019 e acrescido de 4,15% referente à data base de 2020.

A Intervenção

Além das ações mencionadas, a empresa Praiamar Transportes, durante a intervenção, iniciou a higienização completa de sua frota, além da melhoria na manutenção dos veículos, como alinhamento, balanceamento, troca de molas e troca de almofadas de bancos.

Por fim, foram atendidas todas as notificações da Secretaria de Mobilidade Urbana, no que tange a melhoria de horários, implantação de linha, comprimento das ordens de serviços estabelecidas.