Ubatuba terá CEP por logradouro a partir de segunda-feira (02/08)

Quadras, ruas, alamedas, vielas, avenidas e travessas em bairros de Ubatuba passarão a ter seu próprio Código de Endereçamento Postal (CEP). Até o momento, o município conta com um CEP genérico para toda a cidade: 11680-000. Mas, a partir de 02 de agosto, esses logradouros serão identificados por números próprios que vão de 11680-001 a 11699-999 ou, no caso do distrito de Picinguaba, de 11699-000 a 11699-999. O antigo CEP passará a ser considerado como inexistente/inválido.

Para saber o CEP específico de sua residência, o munícipe deverá acessar o Guia Postal de Ubatuba, que estará disponível no site da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – os Correios – em https://www.correios.com.br (Busca CEP) a partir de 02 de agosto.

Os Correios recomendam que, a partir dessa data, a população acesse o site de Busca CEP e, em seguida, entre em contato com seus remetentes e empresas onde possuam cadastro para informar o CEP específico de seu endereço. O CEP individual também será necessário no caso de novos cadastros. Sistemas de bancos e empresas que trabalham conectados ao banco de dados dos Correios também serão atualizados com o CEP por logradouro.

A empresa explica que a nova codificação facilita a localização de endereços, beneficiando moradores e empresas que prestam serviços no município. Ela ainda facilita a separação da correspondência por meio da simplificação das fases dos processos de triagem, encaminhamento e distribuição, permitindo o tratamento mecanizado. O sistema permite também que o CEP seja usado como referência de garantia de confirmação de endereço, prática comum entre empresas de diversos segmentos.

Importante: somente logradouros oficiais, ou seja, aqueles instituídos por leis ou decretos receberam o CEP no projeto de codificação. Para saber mais sobre o CEP, acesse: https://www.correios.com.br/enviar/precisa-de-ajuda/tudo-sobre-cep