Semana Internacional de Vela de Ilhabela: competição também teve regatas equilibradas no penúltimo dia de disputas

O penúltimo dia de regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2021 foi disputado nesta sexta-feira (30) em Ilhabela (SP) com várias provas no Canal de São Sebastião para as oito classes inscritas na maior competição da modalidade na América do Sul. A organização aproveitou os ventos, mesmo que de baixa para média intensidade, para fazer provas. Na véspera não teve regatas pelas condições extremas no Litoral Norte.

Para atender barcos de tamanhos e velocidades diferentes, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela montou três raias diferentes. Como manda a tradição, soprou vento sul, as disputas ficam no canal, bem na frente do Yacht Club de Ilhabela, organizador do campeonato.

Para os veleiros Clássicos, Bico de Proa, Multicascos e Mini Transat, a regata foi de percurso médio com 10 milhas náuticas de distância. Já para os barcos de oceano mais rápidos, das classes ORC e RGS, foram duas barla-sotas também no Canal de São Sebastião. As equipes que estão nos monotipos C30 e HPE 25 correram três regatas.

As regatas podem ser consideradas mais técnicas com vento sul e barla-sota – percurso entre boias. A estratégia das equipes nesse tipo de condição é buscar mais a terra e acelerar para evitar o trânsito para montar a primeira marca e subir as velas de vento de popa.

”Os velejadores precisam sair e cambar para o lado de São Sebastião, do lado direito. O espaço para dar bordo é muito pequeno nessa faixa. Os barcos se cruzam muito tempo e é preciso limpar o vento de um de outro!”
”A sua defesa é não ficar no vento sujo do adversário. Quem consegue se encaixar se dá bem. Fica assim até a primeira boia de contra-vento”, explicou Tinah de Jesus, tático do Xamã – Matrix Energy, que compete na classe ORC.
”A largada numa regata como a de hoje tem 80% de vantagem para quem sai na frente e consegue chegar no baixio primeiro. Tinha 2 nós de corrente aqui e do outro lado menos do que 1 nó”.

Neste sábado (31), serão realizadas as regatas finais da 48ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. A previsão é de ventos de fraca pra média intensidade e as boias devem ser montadas na Ponta das Canas. Participam 81 veleiros das classes HPE25, C30, Clássicos, Bico de Proa, RGS, ORC, Mini Transat e Multicascos.
”Foi uma regata muito incrível. Conseguimos cruzar na frente do nosso principal oponente, que é o H2Orça. Temos que fazer a nossa parte para ganhar o campeonato. Eles estão na frente, mas estamos dispostos a aprender, um apoiando o outro”, Luiz Guilherme Borges, proeiro do Anauê, um Delta 36. ”Todo ano eu venho, ano passado chorei que não teve”

A tradicional competição da vela sul-americana também sediou em paralelo o Brasileiro de C30. Um protesto adiou o resultado, que será divulgado nas próximas horas. A competição em Ilhabela conta com cinco barcos na raia dessa categoria.
Confira os resultados oficiais em https://turismoilhabela.com/resultados-semana-da-vela/