Professores de Caraguatatuba participam de formação sobre Geoconservação promovida pela USP

Professores da rede municipal de Caraguatatuba participaram do Curso “Práticas Socioeducativas para Geoconservação”, do programa de formação continuada na modalidade à distância, realizado pela Universidade São Paulo (USP) por meio do Instituto de Geociências.

O curso tem por objetivo promover a formação de professores para o estudo do ambiente, da realidade socioambiental, da conservação, da geodiversidade e do patrimônio natural, por meio de diferentes atividades didático-pedagógicas que possibilitam compreender e refletir sobre os aspectos socioambientais locais.

A Geoconservação é um conceito recente e envolve todas as ações empreendidas no sentido de preservar a geodiversidade, com o objetivo da conservação e gestão do patrimônio geológico e dos processos naturais a ele associados.

No conteúdo do curso foram abordados pontos sobre Geoturismo – para identificação de patrimônios geológicos. Sobre a região de Caraguatatuba foi apresentado um projeto de pesquisa da autoria de Eliana Mazzucato, sobre “O patrimônio geológico em unidades de conservação: estratégias para geoconservação nos núcleos Picinguaba e Caraguatatuba – Litoral Norte de São Paulo”.

O mapa geoturístico que abrange os municípios do Litoral Norte também foi apresentado e pode ser acessado de forma interativa, sendo possível acessar pontos carregados de informações e curiosidades. Além dos atrativos geológicos, é possível ver os mirantes disponíveis, painéis interpretativos, patrimônios construídos e culturais e as principais rotas turísticas e infraestrutura local, todos distribuídos nos municípios abordados.

O conteúdo e a metodologia do curso contemplam a elaboração de um plano de aula ou uma sequência didática considerando os temas abordados, com a possibilidade de registro fotográfico, produção de materiais, vídeos ou similares.

A atividade de encerramento será um passeio geológico virtual no Pico do Jaraguá (SP), programado para o dia 03 de agosto.

Interessados no tema da Geoconservação podem acessar o conteúdo das visitas virtuais nos endereços:

Mapa Geoturístico do Litoral Norte do Estado de São Paulo: https://geohereditas.igc.usp.br/mapas-e-roteiros-mistos/

Geotour no Parque Estadual do Jaraguá: https://www.arcgis.com/apps/MapJournal/index.html?appid=8346197266e34ce2bf93639de3de4407