Prefeitura de São Sebastião abre inscrições para curso gratuito de Treinamento e Manipulação de Pescado

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Centro Integrado Profissionalizante (CIP) Topolândia está com inscrições abertas ao curso gratuito de ‘Treinamento e Manipulação de Pescado’ aos pescadores da Costa Norte, Sul e Região Central.

O curso será ministrado pela equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Simone Monteiro, médica veterinária, Gabriel Nagamatsu, médico veterinário e Felippe Postuma, biólogo.

De acordo com a secretaria, a aplicação de boas práticas de manipulação, entre pescadores que comercializam o pescado em São Sebastião é fundamental, devido ao hábito de consumo alimentar regional.

O objetivo do treinamento é buscar capacitação, adequação à legislação sanitária e utilização correta do metabissulfito de sódio, conhecido como pó de camarão e utilizado para conservar crustáceos, respeitando o limite máximo tolerado deste aditivo, mantendo a saúde pública. Políticas públicas no setor de pescado são importantes ferramentas para promoção econômica e social que fortalecem o setor.

As inscrições para os pescadores da Costa Norte e Região Central podem ser feitas até o dia 10 de setembro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, no CIP Topolândia, Rua Antônio Pereira da Silva, 56, ou na Associação de Pescadores do bairro São Francisco, localizada na Rua Frei Ângelo, 21.

A aula presencial ocorrerá dia 15 de setembro, das 14h às 17h, no Espaço Batuíra, Rua Martins do Val, 99, bairro São Francisco.

Já para os pescadores da Costa Sul, as inscrições podem ser feitas presencialmente, até o dia 10 de setembro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Costa Sul, Rua Sargento Felisbino da Silva, 200, bairro Boiçucanga, ou pelo telefone: (12) 3892-5535, CIP Topolândia.

A capacitação presencial ocorrerá dia 16 de setembro, das 14h às 17h, no Projeto Buscapé, Avenida Walkir Vergani, 01, bairro Boiçucanga.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas no Centro Integrado Profissionalizante (CIP) Topolândia, Rua Antônio Pereira da Silva, 56, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefone: (12) 3892-5535.

Os atendimentos presenciais e aulas seguem todos os protocolos sanitários de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e utilização de álcool em gel 70%.

Curso Gratuito de Treinamento e Manipulação de Pescado

Inscrições Presenciais Costa Norte e Região Central: até o dia 10 de setembro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, no CIP Topolândia, Rua Antônio Pereira da Silva, 56, ou na Associação de Pescadores do bairro São Francisco, localizada na Rua Frei Ângelo, 21;

Inscrições Presenciais Costa Sul: até 10 de setembro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Costa Sul, Rua Sargento Felisbino da Silva, 200, bairro Boiçucanga, ou pelo telefone (12) 3892-5535, CIP Topolândia.