Ponto MIS está com inscrições abertas para oficina “Linhas Paralelas entre Quadrinhos e Literatura”

O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som, está com inscrições abertas para a oficina “Linhas Paralelas entre Quadrinhos e Literatura” com David Ribeiro. A oficina é gratuita e acontece nos dias 09, 11 e 13 de agosto no formato online.

Sobre a oficina

As Histórias em Quadrinhos estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Esta é uma linguagem universal que, através da escrita e de imagens, consegue trazer significados diversos para os leitores. A Literatura, por sua vez, está cada vez mais presente no insumo em outras mídias como Cinema, Teatro e os próprios quadrinhos. Esta oficina propõe, através de uma atividade teórico-prática, revisitar a origem das histórias em quadrinhos, debater um pouco sobre seu conteúdo e sua relação com a literatura, bem como explicar o passo a passo da criação de uma página de quadrinhos e, por fim, realizar um exercício prático de construção e adaptação de um pequeno texto em tira de quadrinhos.
Esta oficina visa trabalhar esta construção aliada à criação de uma história da literatura pelo olhar de cada participante, no formato dos quadrinhos.

Objetivo

Desenvolver técnicas e olhares para a realização de uma história em quadrinhos, de forma que cada participante entenda as ferramentas necessárias para se criar uma narrativa visual, dividida em quadros, com balões, onomatopeias e desenvolvimento de personagens, trabalhando uma história pontual de começo, meio e fim.

Na elaboração de um roteiro inspirado ou baseado na literatura, muitas mudanças e adaptações necessitam ser feitas. As Histórias em Quadrinhos fazem da vida de todos, hoje em dia. Inúmeras adaptações estão sendo desenvolvidas para televisão, cinema, internet, entre outras coisas. Muitas crianças estão aprendendo a ler através dos quadrinhos e treinam sua percepção visual pela leitura das imagens e das sequências narrativas apresentadas pelas mesmas. Esta oficina visa trabalhar esta construção aliada à criação de uma história da literatura pelo olhar de cada participante, no formato dos quadrinhos.

Cronograma:

• Primeira Aula – O que é uma história em Quadrinhos?
De onde vem essa mania de contarmos histórias?
Linguagens e narrativas dos quadrinhos
Elementos das Histórias em Quadrinhos (Balão/ Calha/ Requadro)

• Segunda Aula – O Entendimento de uma história: O que ela nos diz?
Criando uma storyline
Como traduzir do texto para os quadrinhos
Pensando em imagens
Elaborando um roteiro
Como fazer o roteiro de uma página do seu quadrinho

• Terceira Aula – Desenhando e produzindo minha tira
Como organizar minha página
Análise dos trabalhos produzidos

RECURSOS MATERIAIS: Acesso à internet, folhas de sulfite ou caderno, lápis HB preto, borracha e materiais de desenho que possua.

A atividade acontecerá de segunda, quarta e sexta-feira, das 19h às 21h, ao vivo pela plataforma Zoom. Ubatuba poderá inscrever até 50 participantes, via Sympla.

O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado.

Inscreva-se através do link abaixo:

https://www.sympla.com.br/oficina-linhas-paralelas-entre-quadrinhos-e-literatura-com-david-ribeiro__1287535?token=43d75abfae06bf6a14770e6e78f4e638

Sobre o professor

David Ribeiro é quadrinista, professor e cineasta, formado em Cinema pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e pós-graduado em Educação. Já roteirizou e dirigiu vários curtas em 16mm e foi diretor, apresentador e roteirista do programa de cinema ‘Cineclaquete’ durante 6 anos pela TV União. Em 2014 dirigiu e produziu o filme ‘Malgrado’ na região de São João da Boa vista, que é adaptação de um conto francês, e dirigiu e roteirizou em 2018 um documentário sobre a poeta sanjoanense Orides Fontela, vencedor do premio “Nuevas Miradas” no Uruguai. Publicou entre 2014 e 2016 as tiras em quadrinhos “O Cinemundo de Flicks”, realizou em 2020 uma serie de ilustrações em homenagem em aos 50 anos do personagem Chapolin Colorado, e desenvolve no momento a graphic novel autoral “Cósmica”.

Serviço

Oficina “Linhas Paralelas entre Quadrinhos e Literatura”
Data: 09, 11 e 13 de agosto – segunda, quarta e sexta-feira
Realização: Pontos MIS
Duração: Três encontros de 2h cada
Classificação: A partir de 14 anos
Público-alvo: Público em geral interessado no tema