Caraguatatuba promove ‘Drive Thru’ para coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos

Eletroeletrônicos e eletrodomésticos em fase final de vida útil já tem a destinação correta. A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), promove nos meses de agosto e setembro uma ação de coleta desses equipamentos no formato ‘drive thru’.

A campanha será realizada em três sábados nos Ecopontos Martim de Sá, Massaguaçu e Golfinhos, das 10h às 17h. O principal objetivo é incentivar e conscientizar os consumidores sobre a importância de reciclar os produtos que não tem mais utilidade e descartar no local adequado.

A primeira ação será no dia 21 de agosto, no Ecoponto Martim de Sá. Em seguida, no dia 28, será no Ecoponto Massaguaçu e por último, no dia 11 de setembro, no Ecoponto Golfinhos.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) é articuladora da ação e aproveitará a oportunidade para realizar também uma Campanha do Agasalho. A cada doação, o munícipe receberá uma muda de planta nativa.

A secretária da SMAAP, Tatiana Soares Scian, explica que os Ecopontos já recebem esses equipamentos, mas que ainda existe muito descarte incorreto em vias públicas.

“Essa é uma ação pontual, para reforçar que os Ecopontos também recebem materiais eletrodomésticos e eletroeletrônicos. A destinação correta desses equipamentos é de extrema importância para o meio ambiente, pois muitos têm potencial de contaminação se descartados incorretamente”, explica a secretária.

A ABREE auxiliará e complementará o atendimento legal de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados pelos consumidores, proporcionando a destinação ambientalmente correta de equipamentos como liquidificador, máquina de costura, microondas, purificador de água, televisão, fogão e torradeira, entre outros.

O presidente da Associação, Sergio Carvalho Mauricio, destaca que “temos uma ótima parceria com Caraguatatuba e tenho certeza de que este ‘drive thru’ será um sucesso para uma nova cultura ambiental. Todos tendem a ganhar com essas ações que ajudam o meio ambiente e a logística reversa no Brasil”.

Endereços:

21/8 – Ecoponto Martim de Sá – Rua Carijós

28/8 – Ecoponto Massaguaçu – Avenida Três

11/9 – Ecoponto Golfinhos – Alameda dos Corais