GCM retoma Ronda Escolar com a volta às aulas presenciais em São Sebastião

Com o retorno das aulas presenciais na rede municipal de São Sebastião, a Guarda Civil Municipal (GCM) também retomou as atividades da Ronda Escolar, para reforçar a segurança no entorno das unidades escolares. A ação ocorre numa parceria entre as secretarias de Segurança Urbana (SEGUR) e da Educação (SEDUC). Os alunos voltaram a frequentar as escolas na última segunda-feira (2).

O patrulhamento é feito diariamente nos períodos diurno e noturno, percorrendo as diversas unidades escolares do município, incluindo ações como conversa com as equipes gestoras, verificação dentro do ambiente escolar, atividades de apoio, policiamento, entre outras intervenções que visam garantir mais segurança aos estudantes, pais e professores da rede.

Segundo balanço divulgado no início do ano passado pela SEGUR, a Ronda Escolar registrou 2.464 atendimentos entre 2017 e 2019, quando passou a ter presença constante entre a comunidade escolar. Além disso, a Prefeitura trabalha na retomada e ampliação do programa Segur Educa, que leva atividades aos alunos sobre noções básicas de segurança pública, defesa civil, proteção ao meio ambiente e práticas seguras de trânsito.

A GCM é responsável por promover a segurança urbana, contribuir para a prevenção e diminuição da violência e da criminalidade, auxiliar na mediação de conflitos e agir de forma que garanta os direitos fundamentais dos cidadãos. Em caso de necessidade, entre em contato pelo telefone 153.