Projeto Giralua para Crianças apresenta temporada ‘Contação de Histórias’

O Projeto Giralua para Crianças, da Cia. Giralua Teatro, apresenta a temporada Contação de Histórias, de 10 a 17 de agosto, às 15h, pelo canal da Cia no YouTube (youtube.com/c/GiraluaTeatro)  e no Facebook (@ciagiralua).

Ao todo, o repertório conta com oito apresentações voltadas ao público infantojuvenil, que foram gravadas na sede da companhia em Bertioga, no Vórtice Espaço Giralua de Artes.

De acordo com os integrantes da Cia., seu repertório é voltado às histórias tradicionais por acreditarem que estas narrativas têm muitas qualidades. “Os contos tradicionais protegem e advertem ao mesmo tempo em que ajudam as crianças a elaborarem consciência sobre os perigos e boas ações. As histórias divertem, aconselham e ensinam uma leitura do mundo”, disseram.

Para o grupo, as narrativas orais incentivam o surgimento das imagens, e cada um pode ter a sua. O que estas histórias dizem para cada um? Não há uma interpretação universal. São expressões nascidas, criadas anonimamente, e são tantas e plurais. Com estas premissas, a pesquisa da Giralua encontra expressividade através da linguagem cênica, da oralidade.

Sobre o Projeto Giralua

O Projeto Giralua foi premiado pelo Edital ProAC Expresso LAB 52/2020 – Eixo Premiação Infantojuvenil do Estado de São Paulo, e é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A produção artística é da Giralua Teatro, produção executiva  Arte&Efeito, e apoio cultural da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC).

Confira abaixo a programação:

  • Dia 10/8 (terça-feira) às 15h – Odin, Thor e Loki (Mitologia Nórdica)

Sinopse: A Contação abordará narrativas sobre como Odin tornou-se símbolo de bravura, suas criações e sacrifícios para tornar-se um grande sábio e dominar os poderes da magia, com relatos de aventuras de Thor, o deus do trovão, e de Loki, o trapaceiro.

  • Dia 11/8 (quarta-feira) às 15h – Bichos da Mata do Sem Fim (Contos de origem africana)

Sinopse: Uma coletânea de pequenas narrativas sobre a esperteza e desventuras dos bichos na mata. Onça, macaco, veado, jabuti e até a caipora realizam disputas e acertos em divertidas invenções.

  • Dia 12/8 (quinta-feira) às 15h – O Cesto da Avó (Conto Tradicional Russo)

Sinopse: Isabel e Miguel têm uma madrasta que não conta histórias e nem lhes dá nenhum beijo. Certo dia, a malvada querendo se livrar dos pequenos os manda para a floresta encontrar a Baba Yaga. Sorte das crianças terem uma avó sábia para dar bons conselhos.

  • Dia 13/8 (sexta-feira) às 15h – Ciclo das Princesas Sapas (Conto de Fada Europa e Brasil)

Sinopse: São narrativas de origens Européia, e recontadas no Brasil, que apresentam histórias sobre a princesa, ou a rainha, figura encantada em rã ou jia que provoca uma série de maravilhosas ações para chegar ao desencantamento.

  • Dia 14/8 (sábado) às 15h – A Princesa e o Gigante (Conto de Encantamento Brasil)

Sinopse: Uma bela história, onde todos se ajudam mutuamente, as irmãs, os cunhados, o irmão, em encontros e esperanças com seres da terra, do ar e da água para derrotar o gigante.

  • Dia 15/8 (domingo) às 15h – Saladinha de Histórias (Contos literários)

Sinopse: Duas narrativas se combinam numa salada bem saborosa de histórias sobre alimentos e amizade: Os Bolinhos de Arroz do Japão e, Quem vai ficar com o pêssego?

  • Dia 16/8 (segunda-feira) às 15h – Sereias e Tritões (Lendas universais)

Sinopse: Serão narradas lendas incríveis sobre os seres fantásticos que vivem no fundo do mar e também nos rios da Amazônia brasileira, como: tritões, sereias, nereidas, e até o boto.

  • Dia 17/8 (terça-feira) às 15h – O Camaleão Encantado (Reconto Estórias de Luzia Tereza)

Sinopse: Das narrativas de Luzia Tereza, esta história conta sobre um camaleão encantado que casou com a filha do fazendeiro. Como desencantar o ser antropozoomorfizado (características atribuída a seres metade homem metade animal) é o desafio da corajosa jovem.