Ilhabela completa mais de 30 dias sem registros de óbitos por Covid-19

A cidade de Ilhabela tem mostrado que medidas efetivas tomadas desde o início de 2021 no combate à pandemia da Covid-19 já surtiram efeito imediato, sendo o último caso em 8 de julho.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus em 2020, a cidade contabilizou 41 óbitos, um dos menores coeficientes de letalidade do Brasil: 0,52%.

Os números mostram a eficiência no combate à transmissão na cidade. A Secretaria de Saúde, realiza o isolamento imediato dos casos suspeitos e seus contatos intradomiciliares e a testagem dos contatos com casos confirmados.

Outra medida importante foi a implantação do Programa de Monitoramento Domiciliar em janeiro, que acompanha os casos com comorbidades, que é realizado por enfermeiros que analisam diariamente a situação dos pacientes suspeitos ou positivos para Covid-19 com maior risco de agravamento da doença.

Os pacientes que recebem alta do Setor Respiratório são monitorados por cinco dias e o atendimento é feito por profissionais da enfermagem e da fisioterapia, para aqueles que precisam de acompanhamento.

A cidade é destaque na efetividade da vacinação aplicando de imediato as doses que chegam ao município.

Essa semana, Ilhabela inicia a vacinação da população acima de 26 anos. Os funcionários das Unidades Básicas de Saúde ligam para o munícipe para agendar o dia e horário.

Ilhabela aplicou 28.971 doses, sendo 20.055 de 1ª dose, 8.056 de 2ª dose e 860 doses únicas de 29.706 recebidas.

“Quando assumimos o governo decidimos tomar medidas para reduzir o risco de contaminação na cidade. Reorganizamos e modernizamos o gripário e agora contamos com mais uma Usina de Oxigênio, aumentamos a frota de ônibus para evitar aglomerações e implantar o controle de acesso na cidade. Foram medidas importantes que colocaram a cidade em destaque no controle da pandemia”, disse o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.