Apae de Caraguatatuba ganha sala de fisioterapia com padrão de qualidade internacional

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caraguatatuba inaugurou na manhã desta sexta-feira (13) a nova sala de fisioterapia da unidade voltada ao atendimento de alunos que necessitam de habilitação e reabilitação motora.

A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, de representantes da Federação das Apaes de SP, da empresa ValeCap, líderes religiosos, equipe gestora da Apae Caraguatatuba, equipe de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, alunos, familiares e convidados. Na ocasião, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, foi representado pelo secretário da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Amaury Toledo.

A APAE Caraguatatuba é uma escola de educação especial que oferece uma proposta que contempla o atendimento educacional especializado para 150 alunos. As atividades são desenvolvidas por funcionários, profissionais especializados, profissionais da área da educação, da saúde e da assistência social que atuam como equipe interdisciplinar e multidisciplinar, buscando a garantia de um atendimento de qualidade aos alunos, na preservação de seus direitos.

A sala inaugurada foi estruturada tendo como referência as salas de fisioterapia do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, instituição reconhecida internacionalmente pela CARF (Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities) na qualidade dos processos desenvolvidos em seus programas de reabilitação.

O espaço foi equipado com uma estrutura voltada para alavancar o progresso dos alunos, contando com maca ortostática, videogame para gameterapia e simulação de hábitos, piscina de bolinhas, equipamentos sensoriais, cadeira de massagem, esteira e bicicleta ergométrica.

A solenidade foi marcada por emoção e por depoimentos que demonstraram a extrema importância desta conquista. A presidente da APAE, Sônia Maria Vitor, agradeceu a todos os envolvidos e deixou uma mensagem: “O primeiro passo para a realização de um sonho é acreditar que ele se tornará realidade”.