Curso em Caraguatatuba com participação de Gisele Bündchen

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, tem a satisfação de anunciar a parceria firmada com o Instituto Alana para a realização do curso ‘TiNis para Educadores’ que será on-line, voltado aos professores da educação infantil, ensino fundamental e demais educadores, além de mães, pais e responsáveis interessados na conexão da criança com a natureza.

O curso é uma etapa do projeto ‘TiNis: Terra das Crianças’, fruto da parceria entre o Instituto e nada mais, nada menos do que a filantropa, ativista ambiental e empresária brasileira Gisele Bündchen.

Lançado em fevereiro deste ano, ‘TiNis: Terra das Crianças’ é uma realização do programa Criança e Natureza, e busca fortalecer e estimular o contato e o vínculo emocional da criança com a natureza, a partir da criação de um espaço verde para brincar, aprender e vivenciar.

Por meio do cultivo de plantas em pequenos espaços, que são chamados de TiNis, o projeto convida as crianças, através de novos hábitos e práticas, a desenvolverem empatia por todas as formas de vida, tornando-se agentes de transformação para um mundo sustentável.

Com o lançamento, uma Instassérie foi veiculada mostrando os registros de Gisele com seus filhos e outras famílias criando as TiNis. O conteúdo pode ser visto no endereço https://tinis.com.br/#tinis-instaserie.

As inscrições para o curso são gratuitas, estão abertas até 8 de setembro e podem ser realizadas pelo endereço https://online.alana.org.br/enrol/index.php?id=59. Para confirmação da matrícula na ‘Turma de Caraguatatuba’ é necessária uma ‘Chave de Inscrição’, já enviada por e-mail aos pré-cadastrados. Novos inscritos também receberão no e-mail que cadastrarem.

A abertura da turma será no dia 9 de setembro. Essa jornada começará com a participação de Gisele, que fará uma meditação guiada, como um convite para trazer os participantes para o momento presente.

A articulação desta parceria foi realizada pelo Setor de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba. O primeiro contato com o Instituto Alana se deu pelas redes sociais, através da busca por informações sobre a metodologia e o curso para educadores.

A identificação da Prefeitura de Caraguatatuba com a TiNis ocorre pela aplicação de uma metodologia reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no Peru, que tem por objetivo fortalecer o vínculo entre infância e natureza. Este ponto converge integralmente com os projetos já desenvolvidos nas unidades escolares da rede municipal, como o Horta Educativa, Pomar nas Escolas, plantios entre outras ações voltadas à educação ambiental.

Através desta parceria entre o Instituto Alana e a Secretaria de Educação de Caraguatatuba,  teremos o privilégio de sermos a primeira cidade do país a receber o curso ‘TiNis para Educadores’, em uma turma exclusiva e sem ônus ao município. Durante a fase de articulação foi realizado um pré-cadastro de interesse entre os educadores da rede, alcançando mais de 300 inscritos. O convite foi estendido às entidades conveniadas com a Prefeitura, como a Apae e a Casa Beija-Flor.

Composto por cinco módulos, o curso conta com carga horária de 28 horas para a certificação básica e 38 horas para a total. A certificação será emitida na modalidade ‘Curso de Extensão Universitária’, pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM-RJ).

Todo o curso será online, utilizando a plataforma Moodle, já conhecida pelos educadores.

Serviço:

Setor de Projetos da Secretaria de Educação de Caraguatatuba: (12) 3897-7082 ou 7009