FEMAAC retoma atividades e realiza Capacitação para Expositores

A Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (FEMAAC) retoma atividades no mês de agosto, em conformidade ao Decreto Municipal (nº 1.491, de 30 de julho de 2021) referente à Retomada Econômica e a Flexibilização do Plano São Paulo.

A visitação da FEMAAC será de sexta-feira a domingo, das 9h às 0h, à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, seguindo protocolos sanitários, como: uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social, além do cumprimento da Legislação em vigor, em especial a que regulamenta a Feira.

Segundo os membros da Diretoria, a retomada leva em consideração que a maioria dos expositores já está imunizada, garantindo assim mais segurança para os trabalhadores da Feira e visitantes.

No dia 26 de agosto, quinta-feira, às 18h, também será realizada uma Capacitação aos Expositores com relação à legislação vigente (Lei nº 892/2000 e Decreto nº 85/2001), no Auditório Maristela de Oliveira, na sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), à Rua Santa Cruz, 396, Centro.

A capacitação será ministrada por Carmem Luiza Ramos da Silva, servidora pública municipal e membro da Diretoria Executiva da FEMAAC, graduada em Direito e especialista em Gestão Pública.

Para o presidente da Diretoria Executiva da FEMAAC, Enrique Pineiro Lorenzo, “essa capacitação inédita dos artesãos é muito importante para que todos os expositores conheçam e tirem suas dúvidas, pois esse é o papel da Diretoria, possibilitar instrumentos aos artistas e artesãos para a melhoria e valorização do trabalho de todos, e também da cultura local”.

A FEMAAC é dirigida pela Diretoria Executiva, nomeada pelo Decreto nº 1.042/2021, onde a sociedade civil é representada por um artesão nomeado pelos expositores da Feira, André Luiz Neves, e por um membro da Comissão Municipal Setorial de Artesanato da FUNDACC, Enrique Pineiro Lorenzo, que preside a Diretoria; pelo poder público, representada por Giuliana Gonçalves Fernandes, da Secretaria Municipal da Fazenda, e Carmem Luiza Ramos da Silva, da Secretaria Municipal de Turismo.

Após a revitalização, a Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima dispõe de 90 quiosques fixos e dez vagas temporárias, sendo cinco para filantrópicos e cinco para visitantes. Atualmente, a Feira conta com 73 quiosques ocupados e outros que serão repassados após a realização dos testes práticos com os inscritos no Edital Nº001, de 22 de dezembro de 2020.