Alunos das escolas de Ubatuba aprendem sobre fandango caiçara

O grupo Fandango Caiçara, formado pelos integrantes mestre Mario Gato, Carol, Peola, Mestre Neco, Zé Roberto e Hélio, vem participando de uma série de rodas de conversa nas escolas de Ubatuba com apresentações e compartilhamento de conhecimentos da cultura tradicional no município.

As atividades se estenderão até o dia 15 de outubro e são resultado de uma parceria com arte-educadores da secretaria municipal de Educação, com o objetivo de manter a cultura caiçara.

Na escola Maestro Pedro, o bate papo aconteceu no dia 11 de agosto e foi organizado pela professora de Arte, Nubia de Paula. Ela preparou aulas referentes às danças tradicionais caiçaras, incluindo o Fandango.

“A cultura caiçara dentro da escola é a realização de um trabalho amparado no respeito às tradições e no direito do aluno de vivenciar essas experiências”, afirmou Nubia.

“O fortalecimento da diversidade cultural da nossa cidade, é um dos pilares sobre o qual a Educação do município deve estar firmada. Um povo só se desenvolve quando reconhece seus antepassados e valoriza sua identidade, suas características e conquistas”, acrescentou a secretária de Educação de Ubatuba, Maria de Fatima Souza Barros.