Caraguatatuba: Construção civil mantém crescimento e aprovação de projetos aumenta 17% em fevereiro

O ano de 2022 já é o melhor início para a construção civil em Caraguatatuba dos últimos sete anos. Em dois meses, a Secretaria de Urbanismo já aprovou 209 projetos. Janeiro que já havia sido um mês bom, com 96 aprovações, foi superado por fevereiro com 113, um aumento de 17%.

A quantidade de área aprovada também tem aumentado. Em janeiro, o número que foi de 31.578,95 m², aumentou em 56%, chegando em fevereiro a 49.529,39 metros quadrados.

Em 2022, com apenas dois meses, Caraguatatuba chegou a 81.108,34 m² de áreas aprovadas, quase a metade de 2021 inteiro, quando o município registrou 205.166,05 m² de projetos.

De acordo com o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, as aprovações são desde pequenas obras a grandes empreendimentos que querem se instalar em Caraguatatuba.

Entre os pedidos analisados pelo Setor de Análise e Aprovação de Projetos estão de novas construções, reformas, ampliações, demolições, alvará de Planta Popular, reforma com ampliação e substituição de projeto.

Este comparativo mostra uma tendência que a Secretaria de Urbanismo tem observado desde que alterou a forma de analisar a documentação, reduzindo o tempo de devolução, mas também graças ao crescimento do setor da construção civil, o menos afetado pela pandemia da Covid.

“Mesmo durante os meses que o Brasil ficou ‘fechado’ por conta da doença, percebemos no município que as pessoas procuravam regularizar a situação de suas obras e também entrando com novos projetos”, explicou o secretário.

Essa tendência tem se mantido e ele acredita que vai continuar em uma crescente. “Caraguatatuba tem se mostrado uma cidade excelente para investimento, principalmente no setor imobiliário. O prefeito Aguilar Junior tem pedido para que os processos sejam mais ágeis e, em breve, teremos novidade que vai desburocratizar ainda mais o setor”, antecipou Cardozo.

O Setor de Análise e Aprovação de Projetos conta com seis técnicos que orientam os profissionais para que instruam corretamente os processos, de forma que a aprovação possa ocorrer no prazo máximo de cinco dias.

Muitas vezes eles ligam para o profissional e mandam e-mail explicando o que falta na documentação, o que precisa ser alterado e corrigido no processo para que sejam enviados todos os documentos corretos, de forma a agilizar a análise.

Atualmente, os profissionais que precisam dar entrada em novos projetos e habite-se, devem entregar os documentos exigidos no protocolo do Paço Municipal e tirar as dúvidas sobre projetos de aprovação e desdobro, pessoalmente, na Secretaria de Urbanismo, na Avenida Brasil, 749, Sumaré, das 10h às 14h.

O secretário Wilber Cardozo reforçou que, com a aprovação dos projetos, além de se ter um terreno vazio a menos na cidade, cumprindo sua função social de moradia, a construção gera diversos empregos antes, durante e depois dela pronta.

Mais informações pelo email urbanismocaraguatatuba@gmail.com ou telefone (12) 3886-6060.