Ciapi retoma as aulas de hidroginástica e natação para idosos e PcDs

O retorno das atividades na piscina do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), sob a gestão da Associação de Apoio Ao Desenvolvimento Humano Acalento, foi bastante comemorado pelos idosos e pessoas com deficiência, que têm na hidroginástica e natação uma terapia física e mental.

De acordo com o instrutor Zaqueu Anderson, a hidroginástica trabalha força muscular, resistência, flexibilidade e equilíbrio e a natação, o condicionamento físico no todo, desde a parte cardiorrespiratória como também a tonificação dos músculos.

“Mais importante ainda é a socialização, bem estar e motivação que as aulas trazem a eles. Nós nos divertimos muito a cada dia. Dessa forma, a vida fica mais leve”, ressaltou o instrutor.

A aposentada Maria José Santos Ferreira, 72 anos, disse que não via a hora de retornar para a hidroginástica. “Quase morri de saudade nesse período sem entrar na piscina. Essa aula me dá disposição e alegria”, afirmou.

O casal Maria Izabel Gonçalves Afonso, 64 anos, e José da Silva, 69 anos, participa da hidroginástica na mesma turma. “Meu marido teve quatro derrames (Acidente Vascular Encefálico) e por orientação médica ele veio fazer essa aula no Ciapi e eu o acompanho. Ele já melhorou muito a coordenação motora e eu também me sinto com outra disposição”, declarou Maria Izabel.

As aulas são ministradas de segunda à sexta-feira, no horário entre 8h e 16h, na sede do Ciapi, no bairro Jardim Jaqueira. As turmas têm limitação de aluno devido aos cuidados que ainda se fazem necessários devido à pandemia. Todos precisam apresentar atestado médico, comprovante de vacinação completa contra a Covid-19, RG, CPF e comprovante de residência para participarem das atividades do Ciapi.