Prefeitura de Caraguatatuba retira 400 kg de resíduos em bueiro do Residencial Nova Caraguá II

Pneus de bicicletas, garrafas, bolas, pedaços de azulejos e madeiras, macarrão de piscina e metais. Foram esses alguns objetos que a equipe da Regional Sul, da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba, encontraram em um bueiro (boca de lobo), entupido no Residencial Nova Caraguá II. Ao todo, cerca de 400 kg de resíduos foram retirados do local.

odos os dias, as equipes da administração municipal percorrem o município, para realizar limpezas deste tipo. Mas algumas chamam a atenção como neste caso do Nova Caraguá II, devido ao grande acúmulo de resíduos descartados irregularmente pela própria população.

“Estamos sempre realizando esses tipos de serviço como forma de prevenir enchentes nestes períodos de chuvas. Foram 400 kg de resíduos retirados apenas nesta boca de lobo”, disse Marcelo Pereira, secretário de Serviços Públicos de Caraguatatuba.

Segundo a Sesep, as demandas de limpeza de bueiros ou desassoreamento de córregos e valas são feitas através das solicitações pela Central 156 ou seguindo uma programação rotineira das equipes de limpeza urbana.

No ano passado, a Sesep recolheu mais de 11 mil toneladas de resíduos descartados incorretamente pela população e fez a limpeza de 234 bueiros para evitar alagamentos.

Descartar resíduos irregularmente em vias públicas é crime, sujeito à multa, e as denúncias podem ser feitas pelo Canal 156. Se houver foto e endereço do morador, facilita a autuação da fiscalização.

O descarte correto deve ser feito nos Ecopontos instalados nas três regiões da cidade, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. Materiais recicláveis são recolhidos pelo serviço da Coleta Seletiva, porta a porta nas residências de toda cidade. A programação fica disponível no site: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.