Matheus Sousa, de São Sebastião, é campeão geral da categoria Laser na 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

O atleta de São Sebastião Matheus Sousa, de 18 anos, sagrou-se Campeão Geral da categoria Laser (ILCA 6). Matheus havia ganhado no ano passado na categoria Laser (ILCA 4) e ficou muito feliz em conquistar nesse ano mais um título utilizando uma vela maior.

A Secretaria de Esportes de São Sebastião (SEESP) em parceria com a Escola de Vela de São Sebastião (EVSS) inscreveram atletas que participaram, neste final de semana (15 a 17 de julho), da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela nas classes monotipos.

Durante os dias de competições, os velejadores sebastianenses encontraram situações desafiadoras no canal de São Sebastião. Entretanto, mesmo com as dificuldades, o jovem Matheus de 18 anos conseguiu se sagrar campeão.

“Foi uma competição muito complicada pelas variações de vento, mas consegui manter as médias e levar o título. Esse ano, a estrutura e apoio que recebemos foi a melhor possível. A gestão do munícipio nos ajudou muito através do ‘Força Atleta’ e também do acompanhamento técnico feito por grandes profissionais dentro d’água”, comentou o atleta sebastianense. 

O barco a vela Laser é de classe olímpica, conhecido como o mais popular do mundo, com cerca de 210.000 barcos produzidos, a sua principal característica é a simplicidade. 

A Equipe da Escola de Vela, comandada pelos professores Rafael Mendes, Aristarcho Lobo e Marcus Vinícius Soares participou nas classes Laser, Optimist, Dingue e Snipe com 20 velejadores no total.

Confira os resultados de cada categoria da 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela 

Classe Optimist Estreantes Geral
3º Pedro Vivian Siqueira
7º Nicola P L Siqueira
11º Enzo Murao Ferreira
17º Vitorio P L Manica

Classe Dingue Geral
3º Lucas C Sousa e Felix Alexandre

Classe Dingue Categoria 1.5
2º Maria Eduarda, Kaué e Victor

Classe Dingue  Categoria Mista
1º Munir M Hage e Juliana Rego

Classe Laser 4.7 Categoria Feminina
1º Marcele C Tavares
2º Isadora D Brozinga

Classe ILCA 4 Categoria SUB 18 
4º Samuel O Santos

Classe ILCA 6 Geral 
1º Matheus Souza
3º Guilherme F Marcianni
5º Jefferson Santos
7º Graziella K Tussatto
9º André Santeiro
11º Bruno G Mazzola

Classe ILCA 6 SUB 19 
1º Matheus Souza

Classe ILCA 6 Feminino 
1º Graziella K Tussatto

Classe Snipe Categoria Mista
1º Jose Afonso Hackerott e Mirella Zanelli

A Escola de Vela de São Sebastião está localizada no Balneário dos Trabalhadores e atende os alunos de segunda-feira a sexta-feira no período da manhã e da tarde.