VI Curta Caraguá abre inscrições – Festival de Cinema voltado a Escolas Estaduais do Litoral Norte

A Prefeitura Municipal, por meio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, está com inscrições abertas para o VI Curta Caraguá – Festival de Cinema de Caraguatatuba voltado a Escolas Estaduais do Litoral Norte.

As inscrições para o Festival podem ser feitas até dia 08 de agosto, pelo endereço eletrônico: https://forms.gle/E4vUnxTwRzPqDBWQ6, por escolas com alunos devidamente matriculados no Ensino Fundamental II ou no Ensino Médio.

Vale ressaltar que, para realizar a inscrição é necessário ter uma conta cadastrada no Google para acessar o formulário, sendo o cadastro efetivado somente mediante o preenchimento da ficha online com todos os documentos solicitados devidamente anexados.

Uma vez consolidada a inscrição, a escola passa ter direito ao kit de produção e às capacitações para produção dos curtas. Cada kit conterá um tripé para celular e um tecido chroma-key. Professores inscritos terão direito a quatro capacitações, sendo elas: roteiro, produção e direção, interpretação para câmera, edição e finalização.

Ao todo, são três categorias: Estudante 1, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II; Estudante 2, voltado para turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico; e Especial, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico.

Nas categorias Estudante 1 e 2 serão aceitos filmes de curta-metragem com tema livre com, no máximo, cinco minutos. Já na categoria Competitiva Especial serão aceitos filmes de curta-metragem que sejam produzidos com os temas: Dignidade íntima, Diversidade sexual e de Gênero, Relações Étnicos Raciais, Educação Antirracista, Racismo ambiental, Direitos indígenas, Esporte e Saúde, Cultura em movimento, Violência contra meninas e mulheres, Teia Literária, Educação ambiental e crítica com, no máximo, 10 minutos.

Os projetos deverão ser produzidos a partir do segundo semestre de 2022, nos seguintes formatos: câmera fotográfica digital ou câmera de celular e filmadora. Lembrando que cada escola poderá inscrever até três filmes, sendo, no máximo, um por categoria.

A lista com os curtas-metragens indicados às premiações será divulgada até o dia 22 de novembro pelo site: www.fundac.sp.gov.br. Serão selecionados até 25 filmes para cada uma das categorias Estudantis e 15 filmes para a categoria Especial, que deverão ser apresentados no Auditório Maristela de Oliveira no dia 26 de novembro, às 18h, sendo a premiação entregue no dia 27/11, às 15h, em uma cerimônia de premiação com os melhores curtas-metragens.

Serão entregues troféus ao 1º, 2º e 3º lugar e uma excursão para o MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, para as escolas que obtiverem o 1º lugar em cada categoria.

Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato pelo e-mail: cinefoto@fundacc.sp.gov.br ou pelo número (12) 3897-5687, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Acesse o link e confira o Edital completo: https://fundacc.sp.gov.br/editais-fundacc/08/07/2022/edital-no-132022-vi-curta-caragua.

Serviço

VI Curta Caraguá – Festival de Cinema

Inscrições até 08 de agosto: https://forms.gle/E4vUnxTwRzPqDBWQ6

Mais informações: cinefoto@fundacc.sp.gov.br | (12) 3897-5687