Caraguatatuba coleta mais de 10 toneladas de materiais recicláveis nos últimos quatro meses

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), arrecadou 10,061 toneladas de materiais recicláveis nos Ecopontos, no período de março a junho.

Nestes quatro meses também foram contabilizados 780 m³ de madeira, 762 m³ de resíduos da construção civil, 827 m³ de poda, 283 unidades de móveis e equipamentos domésticos e 105 unidades de pneus. Ao todo, 2.840 kg de resíduos eletrônicos foram entregues nos Ecopontos.

A Prefeitura incentiva descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente e, além dos resíduos citados acima, o local também recebe pilhas, óleo de cozinha usado e lâmpadas.

E para conseguir atender a demanda de toda população, os Ecopontos ficam instalados em locais estratégicos da cidade, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. A Prefeitura iniciou, ainda, a construção de um Ecoponto no bairro Tinga para reforçar o atendimento na região central além de projeto já aprovado para instalação de um quinto na região Sul (Perequê-Mirim).

É importante destacar que os Ecopontos não recebem lixo orgânico, lixo hospitalar, material contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas de reciclagem ou aterros privados licenciados.

De acordo com a Secretaria, todo resíduo reciclável recolhido dos Ecopontos são encaminhado às cooperativas. A reciclagem de materiais proporciona geração de emprego, renda e qualidade de vida para as  famílias que trabalham nas cooperativas Maranata e Pegorecicla.

As pilhas e os pneus são encaminhados às empresas que fazem a logística reversa, o óleo de cozinha é direcionado para  outra empresa e passa por um processo de refinamento.

Serviço

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e aos domingos, das 8h30 às 14h.

– Os ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.