Caraguatatuba lidera Ranking de Competitividade dos Municípios na região

O Centro de Liderança Pública lançou na última terça-feira (13), a 3ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios. Em 2022, Caraguatatuba se destacou como 1ª colocada entre as cidades do Litoral Norte, além de aparecer na 27ª colocação entre os municípios da região do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) e na 38ª posição do ranking nacional das cidades mais competitivas, perfazendo um avanço de 36 posições.

O levantamento envolveu 415 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. Caraguá subiu da 74ª para a 38ª posição em relação à classificação nacional de 2021, e avançou da 51ª para a 27ª colocação na região Sudeste. Na região Sudeste foram analisados 11 municípios do Espírito Santo, 48 de Minas Gerais, 33 do Rio de Janeiro e 97 de São Paulo, totalizando 189 cidades.

A avaliação apontou como potenciais de Caraguatatuba o meio ambiente, acesso à saúde, telecomunicações, qualidade e acesso à educação, sustentabilidade fiscal e o funcionamento da máquina pública, além de levar em consideração os desafios a serem enfrentados nas áreas de saneamento básico e segurança.

O Ranking de Competitividade dos Municípios visa apoiar os gestores públicos brasileiros na tomada de decisões, com foco na melhoria da administração das cidades. Por meio da metodologia SEALL, focada na sustentabilidade e investimentos responsáveis, o ranking incorpora indicadores alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A Startup SEALL auxilia organizações na gestão estratégica e do impacto socioambiental e econômico de suas ações. O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.