INSS abre concurso público para 1.000 vagas de técnico do seguro social

O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) abriu concurso público para 1.000 vagas do cargo de técnico do seguro social na última sexta-feira (16/9), em todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas até às 18h do dia 3 de outubro, no site https://www.cebraspe.org.br/concursos/. A remuneração inicial é de R$ 5.905,79.

A função exige ensino médio ou técnico (equivalente) completos, com certificado expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) até a data da posse. A taxa de inscrição custa R$ 85 e vence no dia 21 de outubro.

Das 1.000 vagas do certame, nove são destinas às cidades abrangidas pela Gerência Executiva de Taubaté, incluído as reservadas para pessoas com deficiência (PCD) e negras. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) aplicará as provas objetivas no dia 27 de novembro, no período da tarde, na cidade da Gerência Executiva de opção do candidato.

Os candidatos terão 3h30 para responder 120 itens de conhecimentos básicos e específicos, assinalando “certo” ou “errado” para cada uma das afirmações. O conteúdo programático da avaliação objetiva envolve Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público; Noções de Direito Constitucional, Administrativo e Informática; além dos conhecimentos específicos sobre seguridade social, legislação previdenciária, Regime Geral de Previdência Social (RGPS), empresa e empregador doméstico, Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS); Regime Próprio de Previdência Social (RPPS); Emenda Constitucional nº 103/2019 (Reforma da Previdência), entre outros.

Após a 1ª etapa do concurso, os aprovados farão o curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, com 180 horas presenciais de duração.  Mais informações sobre o concurso público de técnico do seguro social do INSS estão no edital de abertura disponível no link https://www.cebraspe.org.br/concursos/INSS_22.