Prefeitura de Caraguatatuba participa do 1º Encontro de Consórcios do Estado e debate turismo como prioridade

A Prefeitura de Caraguatatuba participou do 1º Encontro de Consórcios do Estado de São Paulo, realizado na última quinta-feira (15), no Centro de Convenções de Serra Negra (SP). A cidade foi representada pela secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis.

O evento, organizado pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista, com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), reuniu representantes de conselhos municipais de turismo, rede hoteleira, agências de viagens e guias de turismo de pelo menos 30 municípios.

Com o tema “O turismo como prioridade das cidades”, a iniciativa teve por objetivo discutir a importância do turismo no setor econômico para geração de emprego e renda e produção de bens e serviços. Entre os assuntos, o desenvolvimento técnico, integração entre regiões turísticas e a captação de apoio e ações do Estado.

A programação contou com a participação do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, em painel sobre parcerias público-privadas e seu papel no desenvolvimento do turismo regional, aproveitando para abordar o potencial da cadeia, bem como as ações desenvolvidas pela pasta.

“O turismo será prioridade. Temos que definir como fazer isso. Apresentamos o que estamos fazendo, sabemos o que está sendo feito. Agora temos que multiplicar. Falamos sobre como fazer com muito mais resultados com o mesmo esforço. Isso tem de ser pactuado, montando um modelo para cada região”, declarou Vinicius Lummertz.

A cidade de Caraguatatuba integra o Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte de São Paulo, formado ainda pelos municípios de Bertioga, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, e que, juntas compõem ainda o Fórum Regional de Turismo do Litoral Norte.

“O Consórcio Litoral Norte faz parte de uma das principais regiões turísticas de São Paulo e vem se consolidando como referência neste segmento com grande apoio do governo do Estado. Assegurar a parceria entre os agentes de governança é essencial para potencializar o turismo e a economia de Caraguatatuba”, destacou a secretária Maria Fernanda.