Caraguatatuba promove 2ª edição de concurso culinário voltado para cardápio escolar

Foi dada a largada para a 2ª edição do concurso ‘Chef Caraguá’, uma competição culinária idealizada pelo setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Caraguatatuba, responsável pelo planejamento, logística, abastecimento, desenvolvimento do cardápio e coordenação das cozinheiras escolares de toda a rede municipal de ensino.

O objetivo do ‘Chef Caraguá’ é valorizar o trabalho e estimular a criatividade das cozinheiras escolares. A receita vencedora fará parte do cardápio da rede municipal para o próximo ano letivo e a equipe de cozinheiras será premiada.

O concurso propõe o desenvolvimento de novas preparações utilizando ingredientes fornecidos para a alimentação escolar. Além do sabor e da criatividade, critérios técnicos são avaliados pela equipe de nutricionistas do setor, como apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional, praticidade e aceitação das crianças.

Numa primeira etapa as preparações são apresentadas a uma comissão técnica que julga os critérios definidos e indica as melhores. Feita essa escolha, o concurso avança para a etapa que envolve os grandes interessados na competição: os alunos!

A fase do ‘teste de aceitação’ é realizada diretamente nas escolas, quando os preparos são feitos em grande escala e servidos no cardápio do dia. A equipe técnica entrega aos estudantes um formulário de avaliação onde eles podem expressar e avaliar aquele novo prato.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, explicou que este ano o desafio proposto às unidades participantes é elaborar uma nova opção para o lanche, com receitas que atendam à Resolução Resolução Nº 06, de 8 de maio de 2020, do Ministério da Educação, que proíbe o uso de açúcar na alimentação das crianças de 0 a 3 anos e limita em 7% o percentual máximo do ingrediente nos preparos para as faixas etárias seguintes.

“O cardápio escolar é um importante elemento pedagógico utilizado em ações de educação alimentar e nutricional, além de assegurar uma alimentação saudável e adequada, garantindo as necessidades nutricionais dos alunos”, disse.

No total, 22 unidades escolares entre CEIs, EMEIs e EMEFs participam do concurso nesta 2ª edição.

Para o supervisor do setor de Alimentação, Luís Ângelo, que acompanha as degustações das receitas, o desafio de aliar cardápios saudáveis, diversificados, com refeições que sejam bem aceitas pelos alunos, está sendo superado com muita criatividade. “Notamos que as equipes de cozinheiras entenderam muito bem a proposta dessa competição culinária. Ótimas receitas estão surgindo. Todas estão de parabéns”, avaliou.

O anúncio da grande vencedora está previsto para o mês de novembro, quando haverá uma cerimônia de premiação das finalistas.

O concurso Chef Caraguá é uma iniciativa da Secretaria de Educação com o apoio da Convida Alimentação Ltda., empregadora das cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais.

Clique aqui e confira os registros desta 2ª edição do ‘Chef Caraguá’.