Curso de Engenharia do IFSP Caraguatatuba é avaliado com nota máxima no MEC

O curso de Bacharelado em Engenharia Civil do campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foi reconhecido com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), em avaliação realizada na última semana. Em uma escala que vai de 1 a 5, obteve-se a nota máxima pela comissão avaliadora.

O objetivo da avaliação é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes. Ela é feita levando em conta três dimensões: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura. E o que significa então receber a nota máxima? Significa que o curso atingiu o nível mais alto de qualidade considerando os três eixos analisados.

A diretora do campus Caraguatatuba, Juliana Bárbara Moraes, relatou a satisfação pela conquista e o sentimento de dever cumprido, acreditando que a nota máxima reflete o trabalho sério e o comprometimento de todos os envolvidos: alunos, professores, técnico-administrativos e gestores do Instituto Federal de São Paulo.

A coordenadora do curso, Prof.ª Dra. Silvete Mari Soares, e a Prof.ª Dra. Vassiliki T. G. Boulomytis comentaram que a equipe foi  muito atuante e unida e que o sentimento é de missão cumprida. “Parabéns a todos os alunos, professores, colaboradores externos, técnicos administrativos e direção, tanto aos que ainda estão na equipe quanto aos que passaram e deixaram um pouco de si na instituição. Graças a todos os envolvidos, o curso de graduação em Engenharia Civil do IFSP CAR é hoje reconhecido pelo seu nível de excelência no ensino superior do Brasil”.

Estenderam, ainda, o agradecimento especial ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Engenharia Civil na figura do seu presidente José Américo Alves Salvador Filho e aos técnicos administrativos do IFSP Caraguatatuba na figura de sua diretora Juliana Barbara Moraes.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, também parabenizou a todos pelo resultado e destacou que a conquista é um orgulho. “Alcançar a excelência demonstra o compromisso diário de todos os envolvidos. Parabéns! Vocês orgulham nosso município.”, disse.

O curso de Engenharia Civil tem uma formação ampla e integradora, contando com o apoio de todas áreas de atuação do campus: construção civil, gestão, informática, meio ambiente e licenciaturas. O Campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo possui 70 docentes e 40 técnicos administrativos.

A primeira turma do curso teve início no ano de 2017, com sua formatura realizada em dezembro de 2021. Atualmente, o campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo possui 5 turmas de Engenharia Civil em andamento, somando cerca de 150 alunos.