Concurso Miss e Mister Melhor Idade Caraguatatuba deste ano terá participante de 102 anos

Hoje (5/10) foi dia dos concorrentes a Miss e Mister Melhor Idade se encontrarem, no Teatro Mario Covas, para se conhecerem. Os inscritos fizeram prova de maquiagem e participaram de sessão de fotos e filmagem, documentando os bastidores da festa.

Nessa 9ª edição do concurso participam 22 mulheres e 14 homens, a partir de 60 anos, residentes em Caraguatatuba. O evento visa a valorizar a beleza na terceira idade, autoestima e autocuidado, inserção na comunidade, além de ser um momento de confraternização e diversão.

Entre os candidatos, está Manuel Jesus Lopes, 102 anos. Lopes nasceu em Bragança, região de Trás os Montes, em Portugal, no dia 11 de julho de 1920. Veio para o Brasil quando tinha 20 anos e por aqui ficou. Sua esposa Cândida, 92 anos, também portuguesa, chegou no mesmo navio, de acordo com ele, mas se conheceram apenas 10 anos mais tarde. Tiveram duas filhas: Sílvia, 60 anos, e Vera, 58 anos. Sobre o segredo de uma vida longeva, o idoso disse que não sabe explicar.

“Deus é quem sabe até quando vai nossa missão, aqui. Não fico pensando ou me preocupando com a idade. Sempre tive boa saúde, trabalhei muito, sou feliz no casamento e com minha família, sou bem-humorado, faço amizades facilmente, gosto muito de viver, cuido da saúde e vou aos médicos”, declarou.

Sobre a participação no concurso, Manuel explicou que como ele e a esposa frequentam o Centro Dia e Centro de Convivência do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), foi convidado e topou o desafio para se divertir. “Adoro música e dançar. Vou lá, me apresento e vamos ver no que vai dar”, contou. Para ele a disputa não é o principal. “Cada um pensa a beleza de uma forma diferente”, ponderou.

Outro estreante na competição é Júlio D’Zambe, 67 anos. Escritor, músico, artista plástico, veio morar em Caraguatatuba junto com a esposa, Débora, 59 anos, há poucos anos. O casal paulista criou há 19 anos, o projeto Sankroma (pássaro do imaginário da África do Sul que os pais pedem que cuide e abençoe os filhos e os mantenham em segurança), que tem o objetivo de transmitir a cultura africana e a cultura antirracista.

O nome do projeto foi modificado para #DoisVelhinhospeloMundo. Os dois têm uma Kombi estilizada, onde levam sua arte e conhecimentos a várias cidades da região. Este ano, se apresentaram na Flic (Feira Literária de Caraguatatuba), no Serramar Shopping para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e da Festa do Folclore realizada pela Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba). Júlio canta, toca violão e percussão e Débora, piano, gaita, saxofone e flauta transversa.

Estou achando o máximo esse concurso de valorização da terceira idade. Tem idoso que acredita que não pode fazer mais nada por causa da idade. Não, podemos fazer tudo. Temos que agitar, porque a vida é movimento. O principal é estarmos felizes e alegres. Uma maravilha conhecer novas pessoas, ainda mais agora depois da pandemia”, ressaltou.

A candidata a Miss, Idaíra Mendes Bencsik, 83 anos, também participa pela primeira vez e se destaca pelo cabelo azul turquesa. “Sempre gostei de ser diferente de ter meu próprio estilo seja no visual e nas roupas”, declarou. No encontro de hoje, contou que foi a primeira vez que se maquiou. “Nossa, estou me achando muito diferente, mas gostei do resultado”, disse.

O casal Samuel da Silva, 80 anos, e Maria Inês da Boa Morte, 68 anos, vão encarar juntos esse desafio do desfile. Ambos se aposentaram e vieram de São Paulo morar na cidade, em 2019.

“Entramos nas atividades de hidroginástica, ginástica funcional e pilates, no Ciapi, pouco antes da pandemia e retornamos esse ano. Fomos muito bem acolhidos pelas meninas da recepção e pelos professores. Estou com grande expectativa e muito empolgada para o concurso. Minha filha é estilista e desenhou uma roupa especial para nós dois”, revelou.

Este ano, o Miss e Mister Melhor Idade 2002 será realizada, pela primeira vez, na Praça da Cultura, Centro, com entrada gratuita à população.

Esse concurso é promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), com o apoio da WM Eventos e terá a tradicional participação da banda Trio Los Angeles, com o vocalista Márcio Mendes, sucesso dos anos 80, que conduzirá o desfile.

Serviço
Miss e Mister Melhor Idade Caraguatatuba 2022 – Show com o Trio Los Angeles
Dia: 7 de Outubro, sexta-feira
Hora: 19h
Local: Praça da Cultura – Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, Centro.