Eleições de 2022 mostram crescimento do PL na região e partido ganha grande força política para 2024

No dia 02 de outubro, milhões de brasileiros foram as urnas para decidir o futuro do país. A disputa presidencial será decidida no segundo turno entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), assim como governo paulista, que será decidido entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT).

Mas já podemos concluir que houve um vencedor nessas eleições. Trata-se do Partido Liberal (PL), que em São Paulo, elegeu 17 deputados federais com 5.343.667 votos, que equivalem a 22,51% dos eleitores do estado, e 19 deputados estaduais com 4.144.519 votos, que equivalem a 17,79% dos eleitos do estado. Além de ter elegido o Astronauta Marcos Pontes para o Senado Federal com 10.714.913 votos.

O resultado do PL nas urnas é fruto da candidatura de Bolsonaro pelo partido, que estimulou aliados a se filiarem à sigla e concorrerem às eleições, admitem dirigentes que já eram do partido antes da chegada do presidente da República.

O crescimento exponencial do partido também pode ser visto através da expressiva votação conquistada no litoral norte, com destaque para o ex-ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues, eleito deputado federal com 73.054 votos. Rodrigues contou com o apoio do advogado Givanildo Nunes de Souza, conhecido como Dr. Nil, que lhe rendeu 1.157 voto no litoral.

No litoral norte, o PL superou a marca de 45 mil votos para seus deputados federais e ultrapassou os 29 mil votos para seus deputados estaduais.

O PL é uma das legendas mais fortes do Brasil e, com os números significativos atingidos nessa eleição, sobretudo no litoral norte, o partido eleva sua projeção para o pleito de 2024. Recentemente o partido recebeu a filiação da maior liderança política da região, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

Com a filiação de Aguilar Junior, sobe para três o número de prefeitos do PL no litoral norte, com exceção apenas de Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, que é filiado ao PSDB.

Eleições municipais 2024 – PL como protagonista

Para o Partido Liberal (PL) as eleições de 2024 já começaram. Com a maior bancada na Câmara Federal e no Senado, o partido agora foca a sua agenda nas eleições municipais. Dirigentes e lideranças afirmam que a abertura das urnas no dia 2 consolidou a legenda como maior e principal legenda do Brasil.

No Litoral Norte dois prefeitos do PL poderão tentar a reeleição, Toninho Colucci, de Ilhabela e Flavia Pascoal, de Ubatuba. Aguilar Junior, de Caraguatatuba, está em seu segundo mandato consecutivo e, segundo a legislação eleitoral, não pode disputar um terceiro mandato.

Vale ressaltar que a Diretoria Executiva Nacional do PL tem um grande interesse no Litoral Norte e nas pautas regionais, como petróleo, porto e turismo, sendo assim é seguro afirmar que o partido estará na disputa nas eleições 2024 com candidatos competitivos.