Prefeitura de São Sebastião oferece aulas de vela no Balneário dos Trabalhadores

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes (SEESP), é responsável pela Escola de Vela de São Sebastião (EVSS) e pelas equipes de treinamento e competição nas classes Optimist, Dingue e Laser 4.7, Radial e STD. Também coordena as modalidades surf, águas abertas, canoa havaiana e canoa caiçara.

A escola de vela atende, atualmente, cerca de 60 alunos, sendo 20 adultos divididos entre o trabalho de base, pré-flotilha e flotilha; e aproximadamente 40 crianças e adolescentes, distribuídas entre a iniciação à modalidade, o nível intermediário e treinamento. O curso de vela para adultos teve início durante a pandemia, oferecendo 20 vagas e com cinco meses de duração.

O professor e técnico da Escola de Vela e da equipe de competição da classe Laser, Rafael Mendes, explica que o principal objetivo é o escopo socioeducativo lúdico da iniciação à modalidade, onde as temáticas das habilidades e competências técnicas básicas da vela e os valores pessoais são trabalhados.

Ele conta que, de segunda a quinta-feira, acontece o ensino da escola de base e, em algumas tardes, o treinamento da classe optmist, laser 4-7 e radial.

A equipe de treinamento e regatas é composta por 8 optimists, 2 dingues e 8 lasers. “São basicamente três processos: o ingresso, que é a base, com um ano de duração; a fase pré-flotilha e a flotilha, que são as equipes principais”, explica Rafael.

Atualmente a Escola de Vela opera no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, junto à sede da SEESP. Em breve, terá início um trabalho de vivências de vela com os alunos da ETEC e da FATEC, às sextas-feiras, na Praça da Vela, no Porto Grande. “O local é perfeito para a prática da modalidade”, diz Rafael. “A vocação da nossa região é náutica, o setor norte do canal é um potencial em raias para eventos de excelente qualidade, e os trabalhos nos seguimentos náuticos poderão ser preenchidos por egressos da escola de vela.”     

Campeonatos

O professor de Educação Física e técnico da flotilha da classe Optimit da Escola de Vela, Marcus Vinicius Soares Silva, explica que a equipe de competição da classe Optimist participou de diversos campeonatos este ano, incluindo o Campeonato Paulista de Opitmist; quatro etapas do ranking paulista de Opitmist, restando duas etapas; três etapas do ranking FEVESP da Vela Jovem, restando uma etapa; e a Semana Internacional de Vela de Ilhabela de Monotipos. “Em todos os campeonatos alcançamos resultados satisfatórios, destacando o município de São Sebastião com diversos pódios”, diz.

Marcus dá aulas para três turmas: iniciação à vela, para crianças e adolescentes com idade entre 8 e 15 anos; iniciação/intermediário, para alunos de 12 a 15 anos; e treinamento da classe Optimist, também de 12 a 15 anos.

Crianças e adolescentes com idade entre 8 a 17 anos interessados em participar da Escola de Vela devem procurar a Secretaria de Esportes, no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, e deixar o nome e telefone. Conforme houver disponibilidade de vagas, a equipe de esportes entrará em contato com os interessados.