Caraguatatuba recebe visita de jornalistas e influenciadores da América Latina

A Vila Turística Comunitária dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha será o cartão de visitas de Caraguatatuba para receber jornalistas e influenciadores digitais da Argentina, Chile e Paraguai, na próxima quinta-feira (27), durante press trip promovida pela Embratur, em parceria com o Circuito Litoral Norte e os municípios integrantes do consórcio turístico.

O grupo, composto por cinco profissionais de mídia especializada dos países sul-americanos, participará de diferentes atividades guiadas, com destaque para o Turismo de Base Comunitária (TBC), como o passeio pela Fazenda Marinha da Cocanha, dedicada ao cultivo de mexilhões, nesta que é considerada a maior fazenda do Estado de São Paulo.

Conduzida com apoio da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), a visita contará, ainda, com observação do processo de preparo do marisco para o comércio e consumo, a vivência da confecção de artesanato local, além de bate-papo com moradores da vila sobre os saberes e costumes caiçaras.

No roteiro, está ainda prevista a visitação ao Morro Santo Antônio, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, que conta com 325 metros de altura e uma vista privilegiada de toda a enseada de Caraguatatuba. Os comunicadores também devem conhecer o Complexo Turístico do Camaroeiro, que impressiona com seus mirantes e espaços de contemplação de paisagens exuberantes.

Vão participar da iniciativa algumas das principais mídias dos países vizinhos: Diario Clarín, El Cronista e a criadora de conteúdo Flor Zaccagnino, da Argentina; o Diario Financiero, do Chile; e o Grupo ABC, do Paraguai. Os três países representam importantes polos emissores em potencial para o Litoral Norte de São Paulo. A ação da Embratur é importante para a promoção internacional do Brasil e para fortalecer a indústria do turismo no país.

Vila Turística Comunitária dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha

A Vila integra o mapa do programa ‘Rotas Gastronômicas SP’, iniciativa organizada pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), e é uma das duas representantes do Brasil no concurso global liderado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que vai eleger as “Melhores Vilas Turísticas” do mundo. O resultado do concurso será anunciado no final do ano. Outras informações sobre o local estão disponíveis em www.caragua.tur.br/atrativos-turisticos/de-base-comunitaria/.

Press Trip Circuito Litoral Norte

Além de conhecer as atrações em Caraguatatuba, a ação envolve a participação dos formadores de opinião em experiências nas cidades de Bertioga, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, com fornecedores regionais dos segmentos gastronômico, náutico e histórico-cultural para descobrir os roteiros integrados que vêm sendo cada vez mais fomentado pelo Circuito Litoral Norte.