Turismo gerou mais de 55 mil empregos diretos em 2022 no estado de São Paulo

Com a retomada do turismo, já foram criados 55.744 empregos diretos no setor em 2022 no Estado de São Paulo. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), somente no mês de agosto foram 6.621 novos postos formais ligados diretamente ao turismo paulista. 

Com os dados positivos do turismo nos primeiros oito meses do ano, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo elevou a previsão inicial de geração de empregos em 2022. A nova projeção é a de criação de mais de 80 mil empregos formais no ano, um aumento de 25% em relação aos 65 mil empregos previstos no início do ano. 

Depois de enfrentar dois anos de retração por conta da pandemia que paralisou todo o setor, o turismo desponta como um dos principais setores da economia paulista. Atualmente, o turismo é o terceiro setor em geração de emprego no Estado, atrás apenas da indústria e construção civil.  

“Temos potencial para crescer ainda mais, sendo o principal gerador de empregos no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo. Nossa expectativa é que o turismo seja responsável por mais de 750 mil novos empregos nos próximos quatro anos, sendo 250 mil diretos e 500 mil indiretos”, afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz. 

A retomada do turismo já supera em diversos aspectos o período pré-pandemia. A movimentação turística paulista em 2022 terá um crescimento de 1,3% na comparação com 2019. A projeção é feita pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.