Centro Paula Souza E Fundação Florestal apresentam curso online de Introdução à Monitoria Ambiental

Aberto para o público em geral, o treinamento é a primeira fase do processo de monitores ambientais autônomos que atuam nas Unidades de Conservação do estado

Uma ótima notícia para quem tem interesse em trabalhar com turismo ambiental: está disponível na página do Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD) do Centro Paula Souza (CPS) o curso online de Introdução à Monitoria Ambiental na modalidade Mooc (Massive Open Online Course – sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo). Desenvolvido em parceria com a Fundação Florestal, o curso gratuito tem duração de 15 horas, divididas em sete aulas.

Os interessados podem se inscrever e começar a estudar em qualquer momento. Para isso, só é preciso acessar o site mooc.cps.sp.gov.br e se cadastrar com login e senha. Os conteúdos são dinâmicos, com vários textos, videoaulas, exercícios e avaliações. Ao final das atividades, os aprovados recebem um certificado de conclusão.

Esta é a primeira etapa do processo de formação de monitores ambientais autônomos que atuam em Unidades de Conservação administradas pela Fundação Florestal. A capacitação completa inclui outros dois módulos, que são ministrados presencialmente nas UCs. Para completar o treinamento, os interessados devem buscar a Unidade que gostaria de atuar e conferir o calendário de treinamentos. Para o próximo ano, a expectativa é de que toda a primeira fase seja disponibilizada em videoaula. Para mais informações sobre as áreas protegidas, acesse: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/.

“A Fundação Florestal elaborou o conteúdo e o CPS entrou com a expertise tecnológica, formatação do curso, design e hospedagem na plataforma”, explica o responsável pelo GEEaD, Rogério Teixeira.

“A figura do monitor ambiental autônomo é muito especial para nós, são eles que nos ajudam a conservar a biodiversidade, proteger as comunidades tradicionais e sensibilizar os visitantes da importância da natureza e da nossa cultura. O curso reuniu os maiores especialistas do Brasil na questão ambiental e esta é uma grande oportunidade de somarmos esforços para protegermos a sociobiodiversidade do estado”, completa Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal.

Cursos abertos

No total, o CPS disponibiliza 17 opções de cursos livres gratuitos, com duração de 6 a 40 horas, na modalidade Mooc: Arduíno, Autocad, Canvas, Design e Photoshop, Design Thinking, Espanhol Básico, Felicidade, Inglês Básico, Introdução à Monitoria Ambiental, Mecânica Básica de Motos, Mediação em Educação a Distância, Mercado de Trabalho, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Português Instrumental e Vendas.

Lançada em 2015, a plataforma Mooc do CPS soma atualmente 586 mil inscritos.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes.