Caraguatatuba inicia Campanha ‘Dezembro Vermelho’ com teste rápido para população neste sábado

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nesta quinta-feira (1º) – Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a Campanha ‘Dezembro Vermelho’, para alertar sobre a prevenção do vírus HIV, AIDS e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Durante todo mês serão realizadas pela Secretaria de Saúde, através da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), atividades de orientação; distribuição de preservativos, gel lubrificante e cartazes; teste rápido gratuito e palestras sobre a importância de se prevenir, identificar e tratar casos positivos.

A AIDS é a doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Atualmente, a UAMI acompanha 748 pacientes com HIV, 89 com Hepatite B e 53 com Hepatite C. Neste ano, foram 76 novos casos de HIV em homens e 33 em mulheres.

Segundo o coordenador da UAMI, Renato Portes, apenas neste ano foram realizados mais de 5,5 mil testes rápidos. “A ideia é fazer com que cada vez mais pessoas procurem o serviço. Quanto antes detectar alguma doença, melhor será o tratamento”, explica.

A UAMI é um equipamento da Secretaria de Saúde que oferece testes rápidos gratuitos de HIV/AIDS, hepatites B e C e Sífilis, para toda população acima de 12 anos de idade. Caso o resultado seja positivo é iniciado imediatamente tratamento com medicação de antirretrovirais para impedir a multiplicação do vírus no organismo e atendimento com médico infectologista, psicólogo, assistente social, nutricionista e enfermagem. O local também faz coleta de exames de laboratório e citológico.

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. Mais informações no telefone: (12) 3883-1373.

Para que toda população participe no próximo sábado (03), das 8h às 17h, na Praça do Caiçara (Museu), a UAMI estará realizando Teste Rápido para HIV/Sífilis gratuito.

Já nas unidades, cada UBS terá um horário e dia específico para atividades. Para acompanhar toda programação, clique aqui.